Pular para o conteúdo
Geral

Cine Brasil de março: confira a programação

Na próxima semana, de terça a sexta-feira (23 a 26), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe a programação de março do “Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro”, projeto que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecem na sala Rubens Corrêa do Centro […]
Arquivo -

Na próxima semana, de terça a sexta-feira (23 a 26), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe a programação de março do “Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro”, projeto que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecem na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, toda última semana do mês, às 18h30.

Nesta programação, o Cine Brasil abordará filmes que retratam a história de uma família de alemães que fogem para o Brasil por causa do nazismo; mostra a vida de um cineasta na Amazônia no período da borracha; as dificuldades sofridas por uma família na Guerra dos Farrapos e finaliza com uma comédia romântica que relata um triângulo amoroso entre primos na década de 1960.

Na terça-feira (23), será exibido o filme “Aleluia Gretchen” (PR/SP/FIC/1976/COL/118’/16anos), com direção de Sylvio Back. O filme traz a saga de uma família de imigrantes alemães que, fugindo do nazismo, vem se radicar numa cidade do Sul do Brasil, por volta de 1937. Às vésperas e durante a II Guerra Mundial, membros da família se envolvem com a Quinta Coluna (espionagem nazista no Brasil) e o Integralismo. Na década de cinqüenta, graças a ligações perigosas com o rescaldo da guerra, os Kranz são visitados por ex-oficiais da SS em trânsito para o Cone Sul.

Na quarta-feira (24), é a vez do filme “O Cineasta da Selva” (SP-AM/DOC/ 1997/COL/87’/LIVRE), com direção de Aurélio Michiles. O filme mostra fatos misturados a uma realidade imaginada, criada e encenada, nesse documentário que conta a vida de um garoto (Silvino Santos, 1886-1970) que, nascido em Portugal, apaixona-se pelo Rio Amazonas. Na virada do século, com 13 anos, Silvino cruza o Atlântico em busca daquela Amazônia fantástica imaginada pelos europeus. Em 1913 realiza seu primeiro documentário de longa-metragem. Ele viveria sua aventura contracenando com grandes personalidades, testemunhando acontecimentos marcantes, do esplendor à queda do monopólio da borracha. Filmando essa Amazônia do início do século, ele se torna um mito da selva e um dos pioneiros do cinema no Brasil.

Na quinta-feira (25), será o exibido o filme “Anahy de las Misiones” (RS/FIC/1998/COL/110’/16anos) com direção de Sérgio Silva. O filme acontece em meio à Guerra dos Farrapos, onde uma mulher e seus filhos lutam para sobreviver.

Na sexta-feira (26), para finalizar, será exibido o filme “Brasa Adormecida” (SP/FIC/1986/COL/105’/10anos) com direção de Djalma Limongi Batista. O filme é uma comédia-romântica ambientada em 1962, com revivalismo da ingenuidade dos anos e, também, homenagem ao cineasta brasileiro pioneiro do cinema-mudo, Humberto Mauro (Braza dormida, 1928). Conta a história do triângulo amoroso formado pelos primos: Bebel (Maitê Proença), Ticão () e Toni (Paulo César Grande).

Por conveniência, Bebel vai casar com Toni, e a família reúne-se na fazenda do poderoso chefe do clã, o Almirante (Anselmo Duarte). Enciumado, Ticão faz de tudo para boicotar o casamento, inclusive colocando um alucinógeno na comida, deixando todos alucinados e desencadeando situações hilariantes. Entre o sonho e a realidade, Ticão, Bebel e Toni estabelecem um pacto, e permanecerão apaixonados uns pelos outros, para sempre.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) pelo telefone 3316-9166 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão causa tumulto ao derrubar fios e padrões na região central de Campo Grande

PASTOR MIRIM PONTA PORÃ

VÍDEO: Após caguetar ‘Cleber’, pastor mirim faz casal de Ponta Porã chorar com ‘revelação’

Esposa de ex-premiê do Nepal morre queimada em protestos, diz jornal

Semana Nacional do Trânsito: municípios de MS receberão série de ações educativas

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

Funcionários suspendem paralisação após Santa Casa efetuar pagamento em Campo Grande

Empreiteira asfaltou bairro onde mora prefeito preso por fraudar licitação em Terenos

MS registrou mais de mil óbitos por doenças cardiovasculares em 2025

Últimas Notícias

Cotidiano

No coração da periferia do Lageado, escola serve de farol para ‘pequenos gênios’ da ciência

Inclusive, há uma história peculiar na nomeação da escola, ligada ao padre italiano que deu nome à instituição e passou a maior parte da vida em paróquias da Capital

Transparência

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Henrique Budke é apontado como chefe de uma organização criminosa que fraudou licitações de R$ 15 milhões em um ano

Mundo

Na França, Bayrou apresenta renúncia após ser derrotado em voto de confiança no Parlamento

Um novo primeiro-ministro deve ser nomeado nos próximos dias

MidiaMAIS

Poeta sul-mato-grossense Dora Ribeiro será tema de encontro do clube de leitura da ASL

O grupo Leituras & Conversas se reúne na próxima quinta-feira (11), com entrada gratuita