Pular para o conteúdo
Geral

CESP reabre vertedouros das usinas Ilha Solteira e Jupiá

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) está reabrindo os vertedouros das usinas hidrelétricas Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e Ilha Solteira, localizadas no rio Paraná. Essa abertura é necessária para a manutenção da operação de controle de cheias e está sendo realizada em consequência das chuvas registradas nas regiões sudeste e centro-oeste em razão do […]
Arquivo -

A Companhia Energética de (CESP) está reabrindo os vertedouros das usinas hidrelétricas Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e Ilha Solteira, localizadas no rio Paraná. Essa abertura é necessária para a manutenção da operação de controle de cheias e está sendo realizada em consequência das chuvas registradas nas regiões sudeste e centro-oeste em razão do deslocamento de uma frente fria. A abertura dos vertedouros dessas duas usinas será concluída hoje (30).

A vazão defluente média planejada (vazões turbinadas mais vertidas) em Ilha Solteira deve atingir 8.600 m3/s amanhã (31). Em Jupiá, a previsão é de 10.500 m3/s no mesmo dia. Em Porto Primavera, cujo vertedouro permanece aberto desde novembro, a vazão defluente média planejada para amanhã é de 12.000 m3/s.

São valores considerados normais para esta época do ano, caracterizada pelo período chuvoso, e não devem representar impactos a jusante das barragens. As vazões programadas poderão ser alteradas dependendo da evolução das chuvas na região da bacia hidrográfica do rio Paraná.

Todo o processo de controle de vertimento é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e tem como objetivo a manutenção dos níveis recomendados no Plano Anual de Controle de Cheias do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Informações para a população

A CESP mantém informações atualizadas sobre os níveis dos reservatórios e sobre as tendências do período chuvoso no seu site www.cesp.com.br, no item Operação de Reservatórios. As informações também podem ser obtidas por meio do serviço telefônico gratuito 0800-647-9001, chamado Telecheia, que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Quando as vazões dos reservatórios tornam-se mais intensas, a CESP distribui o Boletim Interno de Vazões (BIV) para órgãos federais, estaduais e municipais, inclusive a defesa civil, nas áreas de influência dos reservatórios. Há ainda o email [email protected], exclusivo para assuntos referentes ao período chuvoso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados