A Companhia Energética de São Paulo (CESP) está reabrindo os vertedouros das usinas hidrelétricas Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e Ilha Solteira, localizadas no rio Paraná. Essa abertura é necessária para a manutenção da operação de controle de cheias e está sendo realizada em consequência das chuvas registradas nas regiões sudeste e centro-oeste em razão do deslocamento de uma frente fria. A abertura dos vertedouros dessas duas usinas será concluída hoje (30).

A vazão defluente média planejada (vazões turbinadas mais vertidas) em Ilha Solteira deve atingir 8.600 m3/s amanhã (31). Em Jupiá, a previsão é de 10.500 m3/s no mesmo dia. Em Porto Primavera, cujo vertedouro permanece aberto desde novembro, a vazão defluente média planejada para amanhã é de 12.000 m3/s.

São valores considerados normais para esta época do ano, caracterizada pelo período chuvoso, e não devem representar impactos a jusante das barragens. As vazões programadas poderão ser alteradas dependendo da evolução das chuvas na região da bacia hidrográfica do rio Paraná.

Todo o processo de controle de vertimento é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e tem como objetivo a manutenção dos níveis recomendados no Plano Anual de Controle de Cheias do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Informações para a população

A CESP mantém informações atualizadas sobre os níveis dos reservatórios e sobre as tendências do período chuvoso no seu site www.cesp.com.br, no item Operação de Reservatórios. As informações também podem ser obtidas por meio do serviço telefônico gratuito 0800-647-9001, chamado Telecheia, que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Quando as vazões dos reservatórios tornam-se mais intensas, a CESP distribui o Boletim Interno de Vazões (BIV) para órgãos federais, estaduais e municipais, inclusive a defesa civil, nas áreas de influência dos reservatórios. Há ainda o email [email protected], exclusivo para assuntos referentes ao período chuvoso.