A estiagem causada pela massa de ar seco que atinge 80% do país favorece a ocorrência de focos de incêndio. Os dez estados com a maior incidência de queimadas somavam 4.350 pontos de calor captados pelos satélites na tarde desta quarta-feira (15), o equivalente a 85% do total (5.110). De acordo com o monitoramento do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Tocantins, Mato Grosso e Pará são os mais atingidos, com mais de 700 focos cada um.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Tocantins tem registrado temperatura máxima em torno de 40ºC, associada a umidade relativa do ar oscilando entre 50% (em média) e 15% (no horário mais crítico, entre 14h e 16h). Apesar de registrar 779 focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros considera que a única ocorrência grave em andamento atualmente é na Ilha do Bananal, que está em chamas desde julho.

Já na região Leste de Mato Grosso, havia 751 focos de incêndio na tarde desta quarta-feira (15). Alguns municípios não veem chuva há mais de três meses, a exemplo de Matupá (MT), São José do Rio Claro (MT), Canarana (MT), Nova Xavantina (MT) e Poxoréo (MT), que não registram precipitação desde 5 de junho, segundo informações do 9º Distrito de Meteorologia. Nesta terça-feira (14), choveu em Cáceres (MT) depois de 100 dias.

Estados Focos de incêndio
Tocantins       779
Mato Grosso 751
Pará 718
Maranhão 433
Bahia 425
Minas Gerais 319
Goiás 304
Piauí 296
São Paulo 208
Rondônia 117
TOTAL 4.350
* Informações do Inpe nesta quarta-feira (15) à tarde

Até o fim desta semana, não há previsão de melhora na perspectiva de chuvas e umidade relativa do ar na Região Centro-Oeste e parte da Região Norte. Mas, segundo o meteorologista Manoel Rangel, do Inmet em Brasília, “pela primeira vez, os prognósticos começam a melhorar e apontar que na última semana do mês deve aumentar bastante a umidade do ar, criando condições para ocorrer as primeiras pancadas de chuva. Inicialmente, serão fracas, mas já começam a aliviar a seca e propiciam formação da chuva boa para a agricultura em outubro”, explica.

Fogo
A Defesa Civil de Mato Grosso pede o apoio dos moradores para diminuir os focos de incêndio na região. O coordenador da gestão do fogo da Defesa Civil estadual major Márcio Paulo da Silva esclarece que 90% dos incêndios são intencionais e ocorrem entre julho e setembro, período proibitivo de queimadas. “A cultura do uso do fogo no nosso estado é muito arraigada, não só na população rural como na urbana também, que usa o fogo na limpeza dos quintais. Uma pessoa começa queimando o lixo dos fundos, mas logo se alastra para o terreno vizinho e causa um dano crescente”, explica Silva.