Censo dos armazéns de MS vai até 10 de setembro
Até o próximo dia 10 de setembro a Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Conab/MS) realiza o Censo dos Armazéns 2010 em todo o Estado. O trabalho vai percorrer a fronteira e região de Dourados e irá atualizar o Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de todo o País. Os técnicos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Até o próximo dia 10 de setembro a Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Conab/MS) realiza o Censo dos Armazéns 2010 em todo o Estado. O trabalho vai percorrer a fronteira e região de Dourados e irá atualizar o Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de todo o País.
Os técnicos estão visitando unidades em Ponta Porã e na grande Dourados. De acordo com a Conab, a atualização do cadastro poderá impactar em aumento da capacidade de estocagem, fortalecendo a estratégia de armazenagem de alimentos.
Até o final do ano, o Censo será concluído em todo o Brasil. Serão avaliadas a localização, características técnico-operacionais, capacidade e importância das unidades para o desenvolvimento da produção agrícola. O objetivo principal é fazer uma varredura completa no sistema de armazenagem e identificar as alterações nas áreas de processamento e armazenamento em Mato Grosso do Sul.
“Através do conhecimento dos números exatos dos locais de armazenamentos de grãos, a cadeia produtiva pode maximizar suas operações e o governo tanto federal quanto estadual pode utilizar os dados obtidos no recadastramento como ferramenta de fundamental importância para planejar ações de políticas públicas e suprir as deficiências da cadeia produtiva”, ressalta o superintendente Regional da Conab em Mato Grosso do Sul, Alfredo Sérgio Rios.
Atualmente, o Brasil possui capacidade de estoque em 134,7 milhões de toneladas de produtos, sendo 80,7% a granel e 19,3% convencional. Em Mato Grosso do Sul, são 858 unidades armazenadoras, com capacidade estática de 6.933.547 toneladas, representando 5,15% do total no País.
O Censo vai cadastrar pessoas físicas ou jurídicas, públicas e privadas, como proprietários, locatários, arrendatários ou cessionários e que possuem armazéns em ambiente natural. As unidades poderão ser consideradas aptas ou não para as atividades de armazenagem.
No município de Ponta Porã encontram-se 16 unidades no sistema convencional com capacidade de armazenamento de 137.545 toneladas. No sistema granel, são 59 unidades, que poderão armazenar um total de 351.612 toneladas.
Convencional e Granel somados estimam capacidade de armazenagem de até 489.157 toneladas em 75 unidades distribuídas em todas as regiões de Ponta Porã.
As unidades armazenadoras identificadas para grãos e fibras serão cadastradas através de um boletim com código do cadastramento do armazém (CDA), nas modalidades convencional, granelizada e unidades emergenciais. Essas informações irão atualizar os dados existentes como por exemplo, se houve alguma mudança no nome do proprietário ou no tamanho do armazém, com latitudes e longitudes exatas. Os dados estarão no site da Conab através do Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm).
Sicarm
Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm) é um aplicativo desenvolvido pela Conab que provê o cadastro e acompanhamento de unidades armazenadoras junto à companhia, contemplando todo o seu ciclo de vida: cadastro, impedimento, credenciamento e descredenciamento de armazéns, cadastro de contrato, termo aditivo, termo de rescisão, impedimentos, descredenciamentos e recredenciamentos de agentes, registro de perdas de estoque e informações relativas às ofertas de armazenagem existentes nas diversas regiões do País.
O Sicarm é integrado ao Sistema de Cadastro de Fornecedores (Sicar), correspondente a um dos sistemas estruturantes do governo federal, assim como ao Sistema de Cadastro de Inadimplentes da Conab (Sircoi).
Notícias mais lidas agora
- Militar do Exército invade delegacia e tenta tirar namorada da Deam à força durante denúncia de agressão
- Homem é linchado por populares com tijolos após suspeita de estupro de menina em Campo Grande
- VÍDEO: Carro é destruído em incêndio a caminho de oficina no bairro São Francisco
- Membro de organização criminosa, traficante morre em confronto com a polícia em MS
Últimas Notícias
LISTA: Após chuvas, 11 bairros de Campo Grande recebem operação tapa-buraco
Sisep informou que no período chuvoso são feitos reparos emergenciais
Bombeiros encontram corpo de criança que se afogou no Rio Aporé de Cassilândia
Tia também morreu afogada tentando salvar o sobrinho
Policial aposentado ‘fechou’ motorista de caminhonete para cobrar dívida que acabou em tiros no Vilas Boas
Policial se apresentou na delegacia
Lucro para borracharia? Buraco aberto após chuvas quase causa acidentes no Amambaí
Buraco gigante fica em frente a uma borracharia na Rua Dr. João Rosa Pires
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.