Maquete do edifício London, onde Isabella morreu, é montada na manhã desta terça-feira no plenário do 2º Tribunal do Júri, no fórum de Santana

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá são julgados pela morte da menina Isabella; acompanhe minuto a minuto do júri. Participam da cobertura pela Folha Online os repórteres André Monteiro, Fernanda Pereira Neves e Tatiana Santiago, além de Lívia Marra, editora de Cotidiano da Folha Online.

 

Participantes Comentários (52)
Lívia Marra
10h16

Uma maquete do edifício London, onde Isabella morreu, é montada na manhã desta terça-feira no plenário do 2º Tribunal do Júri, no fórum de Santana. A miniatura será usada pela Promotoria durante o júri do casal Nardoni.

Lívia Marra
10h14

Marcado para começar às 9h, o início do segundo dia de júri do caso Isabella está atrasado.

Tatiana Santiago
09h56

A advogada Ely Damasceno Delina, 58, foi a primeira pessoa que chegou ao fórum de Santana nesta terça-feira para acompanhar o segundo dia de júri do casal Nardoni.

 

“Tenho interesse em ver as provas periciais”, diz a advogada que está no fórum desde as 5h.

 

 

Tatiana Santiago
09h09

O advogado de defesa do casal, Roberto Podval, também chegou ao fórum e foi cercado por jornalistas.

Tatiana Santiago
09h00

Os pais de Ana Carolina Oliveira chegaram ao fórum de Santana por volta das 9h para acompanhar o julgamento do casal acusado de matar Isabella, sua neta.

Tatiana Santiago
08h40

Por volta das 8h40, chegou o comboio com Anna Jatobá ao fórum de Santana. O julgamento deve recomeçar às 9h.

Tatiana Santiago
08h37

Anna Carolina Jatobá já saiu da Penitenciária Feminina de Santana, localizada no Carandiru, também na zona norte de São Paulo, e segue em direção ao fórum para o segundo dia de julgamento.

Tatiana Santiago
08h33

Após trajeto de 17 minutos, escolta com Alexandre Nardoni chega ao fórum de Santana, na zona norte de São Paulo.

Tatiana Santiago
08h15

Alexandre Nardoni saiu do CDP 3 de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, onde foi levado para passar a noite, após deixar o fórum de Santana, na zona norte, na noite de ontem, depois do término do primeiro dia de julgamento. Ele vestia uma camiseta branca e uma calça bege.

Tatiana Santiago
08h05

Alexandre Nardoni passou a noite no CDP (Centro de Detenção Provisória) 3 de Pinheiros. Por volta das 8h, ele permanecia no local.

Tatiana Santiago
07h48

Recomeça na manhã desta terça-feira o julgamento do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar Isabella Nardoni, 5, filha de Alexandre, em março de 2008.

Lívia Marra
23h36

Julgamento do casal Nardoni será retomado às 9h desta terça-feira com depoimentos de testemunhas.

André Monteiro
23h31

Questionado se usaria a noite desta segunda-feira para descansar do primeiro dia de julgamento do casal Nardoni, o advogado de defesa Roberto Podval negou. Deixou o fórum e disse que teria uma reunião com seus assistentes, para traçar a estratégia que será usada nesta terça, quando mais testemunhas vão depor.

Lívia Marra
23h28

Promotor Francisco Cembranelli diz que é cruel e desumano impedir que a mãe de Isabella assista ao julgamento com seus familiares. Ela ficará à disposição da Justiça, a pedido da defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados pela morte da menina Isabella.

Lívia Marra
22h57

Anna Carolina Jatobá, madrasta de Isabella, chorou quando Ana Carolina de Oliveira –mãe da menina– contou em depoimento que a criança tinha costume de desenhar no vidro do boxe do banheiro.

Lívia Marra
22h40

Roberto Podval, advogado do casal Nardoni, justificou o pedido de permanência de Ana Carolina Oliveira –mãe de Isabella– nas dependências da Justiça durante o júri para uma possível acareação entre ela o pai da menina.

Lívia Marra
22h01

Juiz suspende primeiro dia de júri do caso Isabella; julgamento do casal Nardoni será retomado na manhã desta terça.

Lívia Marra
21h58

Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, deverá permanecer em instalações da Justiça até o fim do júri, a pedido da defesa do casal Nardoni.

Lívia Marra
21h25

Em depoimento, mãe de Isabella chora e retrata Alexandre Nardoni como pai ausente. Uma jurada aparentava estar emocionada.

Lívia Marra
20h56

Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Isabella, chorou por ao menos três vezes durante depoimento ao juiz Maurício Fossen. O depoimento não havia acabado por volta das 20h50.

Lívia Marra
20h19

Acusados da morte da menina Isabella, Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá acompanham o depoimento de Ana Carolina Oliveira, mãe da criança. É a primeira vez que os três se encontram desde que o casal foi preso, há quase dois anos.

Lívia Marra
20h07

Polícia Militar afirma que cerca de 30 PMs, em turnos, se revezam na segurança dentro e fora do fórum de Santana, zona norte de São Paulo, onde ocorre o júri do casal Nardoni.

Lívia Marra
20h04

Maquete do edifício London, onde a menina Isabella morreu em 2008, chega ao fórum de Santana. Ela será usada pela Promotoria durante o júri de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá.

Lívia Marra
19h36

Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, começou a ser ouvida pela Justiça por volta das 19h30 desta segunda-feira. Ela abre os depoimentos e é a primeira testemunha de acusação a ser ouvida.

Lívia Marra
19h09

Júri do caso Isabella atraiu pessoas de outros Estados. No fórum de Santana, quatro estudantes de direito de Salvador tentam entrar no plenário para acompanhar o julgamento.

Lívia Marra
18h49

Com a chuva fraca que atinge a zona norte de São Paulo, manifestantes que estavam em frente ao fórum de Santana procuraram abrigo sob uma marquise do prédio, onde ocorre o júri de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá.

Lívia Marra
18h37

Fiscais estão posicionados no plenário do 2º Tribunal do Júri para observar a segurança no local e evitar que a plateia use equipamentos eletrônicos –são proibidos celulares, câmeras e notebooks, por exemplo.

Lívia Marra
18h31

Questionadas pelo juiz Maurício Fossen, 5 das 7 pessoas que compõem o conselho de sentença do caso Isabella afirmaram que participam de um júri pela primeira vez.

Lívia Marra
18h24

Ao retomar os trabalhos, depois de uma parada para lanche, o juiz Maurício Fossen advertiu a plateia para que não se manifeste durante o júri. Fossen afirmou que o plenário não é um “estádio de futebol”. Quem se manifestar durante o julgamento pode ser retirado do local.

Lívia Marra
18h20

Seis funcionários da Justiça auxiliam o juiz Maurício Fossen durante o júri do caso Isabella. Eles estão sentados do lado esquerdo do juiz e entre eles há ao menos um estenotipista, responsável por operar uma máquina de transcrição estenográfica. A estenografia é uma técnica de escrita que utiliza caracteres abreviados especiais, permitindo que se anotem as palavras com a mesma rapidez com que são pronunciadas.

Lívia Marra
18h07

Plateia do júri do caso Isabella comporta 77 pessoas, entre jornalistas, familiares dos envolvidos e convidados.

Lívia Marra
17h23

Júri do caso Isabella foi retomado às 17h03, após parada para lanche. Jurados terão uma hora para ler um resumo do processo e, depois, o juiz Maurício Fossen deve começar a ouvir as testemunhas.

Lívia Marra
17h00

Com o retorno do julgamento do caso Isabella –interrompido para lanche–, os jurados terão aproximadamente uma hora para ler um resumo do processo.

Lívia Marra
16h56

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá chegaram ao fórum de Santana com o uniforme usado na penitenciária e, depois, trocaram de roupa. Alexandre veste blusa nas cores branca e azul, calça jeans e sapato preto. Anna Carolina veste uma blusa rosa, calça jeans e sapato baixo.

Lívia Marra
16h42

Júri deverá opor a emoção, aposta da Promotoria, ao mistério, linha que será usada pela defesa para dizer que é impossível ter certeza do que aconteceu na noite do crime. Clique aqui para ver versões da defesa e da acusação sobre a morte da menina Isabella.

Lívia Marra
16h36

Interrompido para lanche, júri do caso Isabella será retomado em breve.

Lívia Marra
16h27

Das 23 testemunhas convocadas para o júri do caso Isabella, 16 devem ser ouvidas. Após o início do julgamento, a defesa do casal Nardoni dispensou seis pessoas. A acusação também dispensou uma testemunha –a avó materna de Isabella, Rosa Oliveira.

Lívia Marra
16h24

Após sorteio do júri, defesa do casal Nardoni voltou a pedir o adiamento do julgamento, o que foi negado pelo juiz.

Tatiana Santiago
16h21

O júri será composto por quatro mulheres e três homens. Na hora do sorteio, uma mulher foi recusada pela defesa e outra foi recusada pela Promotoria.

Lívia Marra
16h01

A rua Victório Primon, no bairro do Limão, está interditada na altura do fórum de Santana por questão de segurança e deve permanecer bloqueada até o término do julgamento do casal Nardoni.

Lívia Marra
15h06

Antonio Nardoni, avô da menina Isabella e pai de Alexandre –acusado pela morte da menina– disse nesta segunda, no fórum de Santana, que o filho está confiante. Segundo ele, durante visita ontem no presídio de Tremembé, Alexandre disse que está “bem de coração e de consciência”.

Lívia Marra
14h23

Júri do caso Isabella começou às 14h17, com o sorteio dos jurados.

Lívia Marra
14h22

Uma das faixas da avenida Engenheiro Caetano Álvares, em frente ao fórum de Santana, fica interditada ao tráfego devido ao júri de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá.

Lívia Marra
14h04

Início do júri, inicialmente marcado para as 13h, sofre atraso. Tribunal de Justiça informou que era feita a conferência das testemunhas. Depois, ocorre o sorteio do conselho de sentença para, então, iniciar o julgamento.

Lívia Marra
13h37

Marcado para ter início por volta das 13h, o julgamento do casal Nardoni ainda não havia começado às 13h30. Sorteio dos sete jurados é primeiro passo para iniciar o júri.

Lívia Marra
13h31

Grupos protestam em frente ao fórum de Santana, zona norte de São Paulo, onde será realizado o júri do caso Isabella. Um dos grupos o Euvi (Encontro Unificado de Vítimas de Impunidade), e os manifestantes fazem um um abaixo-assinado para pedir mudanças no Código Penal.

Lívia Marra
13h28

Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Isabella, chegou ao fórum de Santana por volta das 11h30 desta segunda-feira, sem dar declarações.

Lívia Marra
13h28

O pedreiro Gabriel Santos Neto, testemunha convocada pela defesa do casal Nardoni e que não havia sido encontrada até o fim de semana, chegou ao fórum de Santana por volta das 10h30 desta segunda. Segundo o Tribunal de Justiça, foi a primeira testemunha a chegar ao local.

Lívia Marra
13h26

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados pela morte da menina Isabella, chegaram ao fórum de Santana, zona norte de São Paulo, por volta das 8h30 desta segunda-feira e foram colocados em celas separadas.