Pular para o conteúdo
Geral

Capital sedia seminário sobre saúde do homem

A saúde do homem é o foco do seminário que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza hoje (9) e amanhã (10), na Capital. Além de tratar do assunto com técnicos municipais, o encontro apresenta a importância da criação de ações práticas para a prevenção da saúde do homem, visto que a expectativa de […]
Arquivo -

A saúde do homem é o foco do seminário que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza hoje (9) e amanhã (10), na Capital. Além de tratar do assunto com técnicos municipais, o encontro apresenta a importância da criação de ações práticas para a prevenção da saúde do homem, visto que a expectativa de vida entre pessoas do sexo masculino chega a ser cerca de sete anos inferior à estimada para as mulheres.

De acordo com o responsável pela área técnica em Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Vitor Gomes Pinto, este é o momento certo para realizar estas ações preventivas porque no Brasil políticas públicas para a promoção à saúde do homem ficaram em segundo plano, devido, principalmente, às intensas práticas focadas para a saúde das mulheres e crianças.

“Um fenômeno interessante que aconteceu no Brasil é que o homem foi praticamente esquecido na área da saúde. E isso não pode acontecer, principalmente porque ainda é grande o número de óbitos que ocorrem entre eles, não só com problemas de saúde, mas também com a violência e nos acidentes”, salienta Vitor.

Segundo o representante do Ministério da Saúde, no trânsito os homens são maioria entre os casos de mortes. Este índice aumenta ainda mais com acidentes envolvendo motocicletas. “Já na violência, o homem é o principal agente causador e vítima”, lembra. Vitor afirma ainda que atualmente a diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres é de 7,6 anos. “As mulheres vivem mais. Embora se possa admitir que organicamente elas são mais fortes, a principal causa desta grande diferença na expectativa de vida é a falta de cuidado com a própria saúde; é esta ausência da prevenção”, observa.

Conforme o doutor em Saúde Pública, as unidades de saúde também devem se preparar para receber o homem. “É possível observar que o ambiente das unidades de saúde é um local feminino, e isso acaba distanciando o homem. Esta preparação do ambiente também é um reflexo de que as mulheres e as crianças sempre foram a prioridade para a saúde pública. Por isso é interessante observar estes pontos que vão além da promoção à prevenção, é preciso fazer adaptações”, diz.

“A saúde sozinha não consegue avançar tanto, esta é uma ação que deve ser coletiva, abrangendo agentes da saúde, comunidade e família”, lembra o representante do Ministério.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
(Foto: Ilustrativa)

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país

MS em Ação: comunidades indígenas de Porto Murtinho recebem atendimento jurídico e social neste sábado

Criança de 2 anos morre após ser atacada por pitbull da família no interior de SP

Homem morre após ser puxado por uma máquina de ressonância magnética nos EUA

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

‘Amigo de todos’: morte de motociclista causa comoção em Nova Alvorada do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Delegado atacado por Eduardo Bolsonaro presta depoimento sobre golpe ao STF

Delegado da PF foi como testemunha do ex-assessor da Presidência, Filipe Martins

Transparência

Petrallás faz acordo para pagar R$ 128 mil e evitar bloqueio de convênio milionário da FFMS

Presidente do futebol de MS reconheceu responsabilidade sobre falta de prestação de contas quando comandou Liga Profissional de Futebol do Estado

MidiaMAIS

Arapuca Literária do Sesc MS terá programação gratuita voltada à literatura em Campo Grande

Semana Sesc de Literatura une leitura, teatro e poesia em Campo Grande

Polícia

Polícia encontra celular com preso suspeito de intermediar veículo usado em tiroteio na fronteira

Cela do detento foi alvo de operação no último fim de semana para investigações sobre tiroteio que terminou com dois mortos