Durante três dias Campo Grande será o centro cultural do Brasil. A partir de segunda-feira (22), diversos secretários municipais de cultura das capitais estarão reunidos na cidade participando do Encontro Nacional dos Secretários de Cultura. Na oportunidade, artistas, produtores culturais e demais membros da sociedade civil poderão participar das reuniões, tirar dúvidas além de conhecer projetos e forma de participar.
A vinda dos secretários a Campo Grande foi decidida em Porto Alegre pelo Coletivo dos Secretários e acatada pelo diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) Athayde Nery que atualmente ocupa o cargo de secretário executivo do Fórum.
Entre os secretários municipais de cultura que já confirmaram a participação estão os representantes de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Macapá, Curitiba e Natal. Os gestores culturais das cidades do interior de Mato Grosso do Sul receberam convites para participação. Diversas autoridades já confirmaram a presença. O prefeito Nelson Trad Filho irá representar a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) a pedido o presidente da FNP e prefeito de Vitória (ES), João Carlos Coser.
Programação
A abertura oficial será na terça-feira (23) às 9 horas. A partir das 10 horas tem início a discussão do tema Cooperação Minc com as Cidades. A secretária de articulação institucional do Ministério da Cultura, Silvana Lumachi Meireles, falará sobre Microprojetos Mais Cultura, um edital já existente no Minc. A palestra é uma maneira dos interessados em participar do edital tirarem dúvidas e terem novas idéias para projetos.
João Roberto Peixe, coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura apresentará os termos de Cooperação do Sistema Nacional de Cultura e, para fechar a manhã, o diretor da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Afonso Luz discorrerá sobre os convênios de cooperação técnica do Minc.Durante a tarde será realizada uma discussão sobre a II Conferência Nacional de Cultura.
Na quarta-feira (24), a manhã será dedicada a informes gerais do Fórum e também ao Seminário das Mercocidades. Durante a tarde, o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, José Luiz Herência irá comandar uma discussão sobre Fomento e Gestão Cultural.
Uma das personalidades de destaque que já confirmou presença é Jandira Feghali, secretária de cultura do município do Rio de Janeiro. Jandira foi eleita, em 2009, presidente do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Cultura das Capitais.