Amanhã (01), às 9h, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-), em parceria com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), a Agência Municipal de Trânsito (Agetran), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Estadual de Educação (SED) e o Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado (Sinepe) fará o lançamento da campanha 2010. O objetivo é mostrar como vai funcionar a campanha neste ano.

Como nos anos anteriores, a campanha terá blitze educativas nas portas das escolas, com a intenção de orientar os pais a não cometerem infrações de trânsito. Além da sensibilização, serão distribuídos panfletos com informações sobre o transporte adequado de crianças.

A campanha será realizada durante o mês de fevereiro e deve atender 24 escolas públicas e particulares de Campo Grande. “Todos os anos nós realizamos essa campanha com o objetivo de sensibilizar os pais quanto a segurança do trânsito em frente às escolas. Essas recomendações são repassadas agora, mas devem ser seguidas durante todo o ano, para garantir a segurança das nossas crianças”, explica a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix.

Infrações

O objetivo da campanha é evitar que pais e responsáveis cometam infrações que são comuns em frente às escolas, como parar em fila dupla, transitar com crianças menores de sete anos em motocicletas, entre outras infrações. Segundo dados do Detran-MS, em 2009, foram registradas 457 multas por parar em fila dupla, em Campo Grande.

“O respeito, a cidadania e a solidariedades são valores que são esquecidos por alguns pais, no momento de buscar ou levar os filhos na escola. Nós queremos mudar essa realidade”, comenta Elizabeth Félix.

Talão Mirim

Aproveitando o período de Volta às Aulas, o Detran-MS vai desenvolver o projeto Talão Mirim, que deve atender 1.079 crianças em 34 escolas de Campo Grande. Cada criança vai receber um talão onde irá anotar as infrações de trânsito cometidas por pessoas próximas, como os pais, tios e avós. Posteriormente, as informações serão tabeladas por técnicos do Detran-MS, e serão usadas no direcionamento das campanhas educativas do órgão.

“Além dos dados que nós vamos recolher, o talão mirim vai levar para as crianças, uma noção do que é certo e do que errado fazer no trânsito”, explica a professora Elizabeth Félix.

O lançamento da campanha Volta às Aulas será às 09h, na sede do Detran-MS, saída para Rochedo.