Pular para o conteúdo
Geral

Campanha quer “dias sem mortes” no trânsito da Capital

Junto com a entrega dos 111 novos ônibus, hoje pela manhã na Praça do Rádio Clube, a prefeitura de Campo Grande lançou a campanha “Sou esperto no trânsito faço o certo”. A iniciativa envolve as secretarias de Saúde, Educação, Agetran (Agência de Trânsito) e Ciptran (Companhia de Trânsito). A divulgação começa a partir de hoje […]
Arquivo -

Junto com a entrega dos 111 novos ônibus, hoje pela manhã na Praça do Rádio Clube, a prefeitura de lançou a campanha “Sou esperto no trânsito faço o certo”. A iniciativa envolve as secretarias de Saúde, Educação, Agetran (Agência de Trânsito) e Ciptran (Companhia de Trânsito). A divulgação começa a partir de hoje através de televisão, rádio, outdoors, adesivagens e panfletagens.

A gerente técnica do Núcleo de Prevenção, Acidentes e Violência no Trânsito, da Secretaria de Saúde, Maria Sueli Nogueira, chama atenção para o fato de que a maior parte dos acidentes de trânsito decorre de infrações, como ultrapassagens no sinal vermelho e uso do telefone celular.

O cálculo da Secretaria de Saúde é que ocorram ao menos 45 acidentes de trânsito por dia na Capital, destes, 20 deixam vítimas com lesões leves, graves ou fatais. Os outros 25, resultam apenas em danos materiais.

No ano passado, 180 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito na Capital, numa média de três óbitos por semana.

O trânsito passou a ser uma das principais preocupações do poder público local não só pelo número de acidentes, mas também pelo aumento da frota que torna o tráfego mais complicado. A Capital tem 755 mil habitantes e 355 veículos circulando, o que representa praticamente dois veículos por habitante.

Impacto nos hospitais

Outra preocupação das autoridades em saúde é com o impacto nos hospitais. “Pelo menos 30% dos leitos de UTI da Santa Casa são ocupados com vítimas de acidente. Além disso, 50% dos atendimentos de emergência decorrem de acidentes”, cita a secretária adjunta de saúde, Ana Lúcia Lirio.

“O caso da ocupação das UTIs é muito preocupante por dois motivos: faltam leitos para outros pacientes e gera todo um custo para a saúde pública”, completa.

A secretaria adjunta explica que a ideia é convencer os motoristas a mudar seus hábitos no trânsito. “É um alerta para que as pessoas saiam mais cedo de casa e não abusem da velocidade e que só falem ao celular quando conseguirem parar no acostamento. O objetivo é gerar o desejo de um comportamento correto”, explica.

O secretário de Saúde, Leandro Mazina, defendeu que a mudança de comportamento ocorra com urgência. “O impacto na rede pública de saúde é muito grande. Se não tomarmos uma providência urgente não sabemos onde vamos parar”, mencionou.

O material de campanha vai chegar às escolas de Campo Grande em breve. Quem deu a partida na campanha foi o próprio prefeito colando adesivos em um dos novos ônibus e outro em seu próprio veículo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista morre em Dourados após carro bater em árvore e pegar fogo

Rapaz é ferido a tiros por padrasto de amiga ao cantar música  de ‘corno’ em Campo Grande

joao gomes parque das nações

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma parque em formigueiro: ‘um caos’

Kaio Jorge agradece assistência de Matheus Pereira no primeiro gol do Cruzeiro contra o Grêmio (Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro)

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

As jogadoras do Brasil comemoram a vitória na estreia da Copa América Feminina • Lívia Villas Boas/Seleção Brasileira Feminina

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

Últimas Notícias

Polícia

Mulher cai em golpe ao tentar inscrição para vaga de professor em Dourados

Segundo a vítima, o link imitava o site do governo federal

Trânsito

Mulher teria errado acesso de estrada quando carro caiu de ponte em acidente com morte de mãe e filha 

As mulheres, moradoras de Campo Grande, ficaram presas no cinto de segurança

Bastidores

[ BASTIDORES ] Estou parecido? ‘Trump de Campo Grande’ divide opiniões

Político teve que correr para explicar se tratar de brincadeira e que trabalha para todos

Polícia

Mulher denuncia cafetão após ameaças de morte e golpe de R$ 15 mil de serviço com cliente em MS

Mulher disse que cafetão iria entregá-la a bandidos