Uma ação de conscientização contra as queimadas, que acontecem com maior frequência neste período devido à estiagem será realizada neste mês, em Corumbá. Pensando em reduzir a incidência desse fenômeno, as secretarias executivas de Saúde Pública e Meio Ambiente realizam, no próximo dia 13, a 8ª Caminhada contra as Queimadas, visando à participação de servidores municipais e aberto a toda a comunidade.

A saída será às 8h na unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Fernando Moutinho, na esquina das ruas 15 de Novembro e Rio Grande do Sul, no bairro Cristo Redentor, e o encerramento no Centro Múltiplo da rua Porto Carreiro.

A intenção dos organizadores, conforme o agente de vigilância em Saúde Jackson Uchôa, é conscientizar a população para evitar queimadas no perímetro urbano, bem como na zona rural. Além de liberar enorme quantidade de fumaça e partículas, aumentando o teor de CO2 na atmosfera, as queimadas ameaçam a saúde da população por contribuir com o aumento de problemas respiratórios.

Do ponto de vista ambiental, trazem prejuízos imensos e duradouros às florestas e contribuem com o aquecimento global. Fonte: Diário Corumbaense (www.diarionline.com.br). A ação terá participação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância em Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT), ESFs do Fernando Moutinho e Vitória Régia, além da Gerência Municipal de Defesa Civil.

A prefeitura também pretende envolver no evento alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), que poderão ser multiplicadores das ações, mostrando as consequências das queimadas para a saúde da população. Durante a caminhada, os organizadores vão orientar os moradores sobre os riscos das queimadas urbanas, como evitar e o porquê de se evitar este tipo de incidência.