Pular para o conteúdo
Geral

Base Aérea da Capital comemora 66 anos nesta semana

Uma solenidade militar realizada na próxima sexta-feira (20) com a presença de várias autoridades comemora os 66 anos da Base Aérea de Campo Grande completados no dia 21 de agosto. A cerimônia está marcada para começar às 10h30, e vai contar com todo efetivo da Base. Na ocasião, personalidades da Capital receberão como prestígio pelos […]
Arquivo -

Uma solenidade militar realizada na próxima sexta-feira (20) com a presença de várias autoridades comemora os 66 anos da Base Aérea de completados no dia 21 de agosto. A cerimônia está marcada para começar às 10h30, e vai contar com todo efetivo da Base.

Na ocasião, personalidades da Capital receberão como prestígio pelos serviços prestados à Aeronáutica Brasileira o Título de Membro Honorário da Força Aérea.

História de uma das bases mai importantes da Força Aérea

O início da aviação militar no então Estado de Mato Grosso começou em 1932, quando foi criado o primeiro Campo de Pouso, nas proximidades de onde é hoje o cemitério Santo Amaro. A primeira pista de pouso, com 600 metros de comprimento, servia como apoio para uma aviação ainda em seu início.

A cidade cresceu e a necessidade de aumentar o Campo de Pouso também. Em 21 de agosto de 1944, foi criada oficialmente a Base Aérea de Campo Grande. Hoje, com efetivo de aproximadamente 1.400 militares, a BACG sedia três importantes Esquadrões: o 1º/15º GAV, Esquadrão Onça, responsável pelas missões de transporte e apoio ao Exército Brasileiro nos seus mais distantes destacamentos da fronteira oeste do País; o 2º/10º GAV, o Esquadrão Pelicano, especializado nas missões de busca e resgate, atuando em todo o Brasil na nobre tarefa de salvar vidas; e o 3º/3º GAV, Esquadrão Flecha, o mais recente integrante da BACG e que tem a atribuição de vigiar nosso espaço aéreo com suas modernas aeronaves A-29 e pilotos bem treinados.

Também abriga o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande – DTCEA-CG, que cuida da vigilância de nossos ares, a Prefeitura de Aeronáutica de Campo Grande, que cuida dos imóveis das Vilas Residenciais da Organização Militar.

Além de servir como importante braço da Força Aérea, a BACG conta com excelente integração com a sociedade do Estado, promovendo diversos eventos como, ações cívico-sociais, a Festa Junina e o “Dia de Portões Abertos”, que este ano acontecerá no dia 3 de outubro, com uma expectativa de um público de 50 mil pessoas. A festa contará com a participação da Esquadrilha da Fumaça, exposição de aviões de caça, exposição de carros antigos, show de pára-quedismo, entre outras atrações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano