Uma solenidade militar realizada na próxima sexta-feira (20) com a presença de várias autoridades comemora os 66 anos da Base Aérea de Campo Grande completados no dia 21 de agosto. A cerimônia está marcada para começar às 10h30, e vai contar com todo efetivo da Base.

Na ocasião, personalidades da Capital receberão como prestígio pelos serviços prestados à Aeronáutica Brasileira o Título de Membro Honorário da Força Aérea.

História de uma das bases mai importantes da Força Aérea

O início da aviação militar no então Estado de Mato Grosso começou em 1932, quando foi criado o primeiro Campo de Pouso, nas proximidades de onde é hoje o cemitério Santo Amaro. A primeira pista de pouso, com 600 metros de comprimento, servia como apoio para uma aviação ainda em seu início.

A cidade cresceu e a necessidade de aumentar o Campo de Pouso também. Em 21 de agosto de 1944, foi criada oficialmente a Base Aérea de Campo Grande. Hoje, com efetivo de aproximadamente 1.400 militares, a BACG sedia três importantes Esquadrões: o 1º/15º GAV, Esquadrão Onça, responsável pelas missões de transporte e apoio ao Exército Brasileiro nos seus mais distantes destacamentos da fronteira oeste do País; o 2º/10º GAV, o Esquadrão Pelicano, especializado nas missões de busca e resgate, atuando em todo o Brasil na nobre tarefa de salvar vidas; e o 3º/3º GAV, Esquadrão Flecha, o mais recente integrante da BACG e que tem a atribuição de vigiar nosso espaço aéreo com suas modernas aeronaves A-29 e pilotos bem treinados.

Também abriga o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande – DTCEA-CG, que cuida da vigilância de nossos ares, a Prefeitura de Aeronáutica de Campo Grande, que cuida dos imóveis das Vilas Residenciais da Organização Militar.

Além de servir como importante braço da Força Aérea, a BACG conta com excelente integração com a sociedade do Estado, promovendo diversos eventos como, ações cívico-sociais, a Festa Junina e o “Dia de Portões Abertos”, que este ano acontecerá no dia 3 de outubro, com uma expectativa de um público de 50 mil pessoas. A festa contará com a participação da Esquadrilha da Fumaça, exposição de aviões de caça, exposição de carros antigos, show de pára-quedismo, entre outras atrações.