Um avião israelense destruiu um objeto voador não identificado que sobrevoava nesta quinta-feira o sul do mar Morto, informou o Exército, acrescentando que o objeto “suspeito” parecia ser um balão. O principal reator nuclear israelense fica a 30 km do mar Morto, em Dimona, no deserto de Neguev.

“Aviões da força aérea foram mobilizados depois de um objeto suspeito ser observado”, indicou um porta-voz do exército israelense. “Foi destruído”, acrescentou, sem dar mais detalhes. Segundo o site Ynet, um avião disparou um míssil em direção a um objeto “que voava próximo do instituto de pesquisa nuclear de Dimona”. O balão estava equipado com um motor, mas não tinha piloto, segundo a mesma fonte.

Israel afirma que o reator, perto de Dimona, é destinado à pesquisa, mas especialistas em defesa estimam que é o centro do programa nuclear oficioso de Israel. Segundo eles, foram fabricadas em Dimona até 200 ogivas nucleares. O reator de Dimona foi construído com a ajuda da França no início dos anos 1950. Mas Israel nunca confirmou nem desmentiu ter produzido ogivas nucleares.