Pular para o conteúdo
Geral

Assento para crianças e “fila dupla” serão fiscalizados pela Ciptran

Fazendo parte do cronograma das comemorações dos 31 anos da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), as fiscalizações ao transporte de crianças, as chamadas “cadeirinhas”, serão intensivas no trânsito da Capital. De acordo com o comandante da Ciptran, major Alírio Villasanti Romeiro, a fiscalização do uso dos equipamentos, marcada para começar em 1º de […]
Arquivo -

Fazendo parte do cronograma das comemorações dos 31 anos da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), as fiscalizações ao transporte de crianças, as chamadas “cadeirinhas”, serão intensivas no trânsito da Capital.

De acordo com o comandante da Ciptran, major Alírio Villasanti Romeiro, a fiscalização do uso dos equipamentos, marcada para começar em 1º de setembro, será uma das prioridades da polícia. “É necessário que a população se conscientize para a utilização deste equipamento, já que é um método de garantir a segurança de uma criança dentro do veículo. A falta do equipamento no mercado mostra que as pessoas estão preocupadas cada vez mais com a segurança no trânsito. Com a fiscalização, vamos verificar se as normas de trânsito estão sendo atendidas” diz o comandante.

Segundo o comandante, a fiscalização referente às filas duplas também é prioridade para a Ciptran. “Com a campanha volta as aulas em andamento, vamos conscientizar os pais de que a fila dupla deve ser evitada todos os dias e não somente no dia em que os policiais de trânsitos estão em frente as escolas, para isso não descartaremos a autuação do condutor” afirma o major Vallasanti.

Transporte de crianças

De acordo com a Resolução 277, de junho de 2008, o transporte de crianças de até um ano de idade deve ser feito com equipamento denominado conversível ou bebê conforto. Crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas; e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as crianças até dez anos devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro. A norma estabelecia prazo de até dois anos para adequação, com o início da fiscalização previsto para junho. Porém, devido à falta de equipamentos de segurança no mercado, o prazo foi prorrogado para 1º de setembro. O transporte de crianças menores de sete anos em motocicletas é proibido, por considerar que crianças dessa idade não têm condições de cuidar de sua própria segurança.

Penalidade

Para quem desrespeitar as regras para o transporte de crianças menores de 10 anos, o Código de Trânsito Brasileiro prevê através do Art.168 multa e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. A infração é considerada como gravíssima.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PM condenado por venda de arma é nomeado para chefiar secretaria de Nova Alvorada do Sul

Chefe da Otan diz que tarifas de Trump contra Rússia têm Brasil, China e Índia como alvo

Cantores sertanejos doam violões autografados para leilão em apoio à Santa Casa de Campo Grande

Ex-ministro ameaçado de prisão por Alexandre de Moraes será homenageado pela Câmara de Vereadores

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Trump perguntou a Zelenski se Ucrânia conseguiria bombardear Moscou, diz jornal

Últimas Notícias

Política

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Novamente golpistas tem usado foto de perfil e nome da senadora Soraya Thronicke (Pode) para cometer crimes

Trânsito

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Manoel Mello morreu na tarde desta terça-feira

Mundo

Dólar à vista cai 0,47% com negociação sobre tarifas no radar

Possível negociação entre Brasil e EUA influenciou na perspectiva dos investidores

Esportes

Santos confirma jogo contra o Juventude para o MorumBis após acordo com São Paulo

Acordo feito beneficia os dois times em relação à aproximação de torcedores e maior alcance de público