Uma família que reside próximo ao Instituto Educacional Falcão, no Bairro Alto de Aquidauana sofreu um grande susto na tarde deste sábado, 13 de fevereiro.

Enquanto todos os familiares estavam reunidos na varanda da casa, um estrondoso barulho foi ouvido vindo na direção da cozinha da residência. Foi constatado posteriormente que a panela de pressão que estava sendo utilizada, explodiu e causou uma grande destruição no cômodo, que se localiza em uma área externa da casa.

Alguns eletrodomésticos ficaram totalmente destruídos com a força da explosão, entre eles o fogão e o depurador de ar que foi parar do outro lado do cômodo atingido. Cacos de vidro provenientes da quebra da tampa do fogão foram encontrados a cerca de 15 metros do eletro.

Ninguém se feriu e foram contabilizados apenas as perdas materiais.

Para a proprietária da residência, os cuidados com este tipo de panela serão agora redobrados. “O uso de panela de pressão só como última opção”, afirmou.

Causa

Especialistas explicam os motivos que levam uma panela de pressão explodir. “Se eventualmente a válvula de vapor estiver entupida, estaremos cedendo calor para a panela elevando sua temperatura e consequentemente sua pressão. O vapor estará preso não podendo assim aliviar a pressão de dentro da panela e quando essa pressão ultrapassar o limiar da pressão suportada pela panela, ela se deformará e explodirá”.

Eles ainda apresentam algumas dicas para evitar este tipo de acidente:

Evite encher demasiadamente a panela de pressão.

Observe se durante o processo de cozimento a panela está liberando vapor normalmente.

Não pressione a válvula de escape de pressão durante o cozimento.

Observe antes do cozimento se a válvula está com algum entupimento.