Os aprovados nos dois processos seletivos internos para o Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar passarão por uma formação que terá duração de seis meses, com aulas no período diurno e atividades extra classe após às 18 horas. As inscrições para a seleção terminam na quarta-feira (15), tanto para quem concorre na modalidade Habilitação (inscrição via internet no site www.concurso.ms.gov.br), quanto para os que têm direito a concorrer na modalidade Tempo de Serviço/Antiguidade (inscrição por comissão nomeada pelo Comando-Geral da , na presença do candidato, direto no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – Cfap).

Após o processo seletivo, os aprovados ingressarão no curso, conforme o montante de vagas disponibilizadas. A formação terá duração de seis meses, e os que obtiverem aprovação no curso receberão a de 3º sargento. Será considerado aprovado o candidato que obtiver média final igual ou superior a 50%; tiver frequência mínima de 80% em cada uma das matérias; obtiver conceito de aptidão para o serviço policial militar igual ou superior a 50%.

Os candidatos serão promovidos à graduação de 3º sargento levando-se em conta a ordem de classificação obtida no curso, e serão lotados em qualquer das unidades da Polícia Militar no Estado.

Entre as atribuições do cargo estão a de comandar destacamento, grupo, guarnição de radiopatrulha e a guarda de quartel; assessorar os oficiais na administração das atividades da unidade e participar na formação de policiais; e supervisionar o policiamento ostensivo e desenvolver processos e procedimentos administrativos militares.