Pular para o conteúdo
Geral

Aposentados começam discutir com Governo índice para 2011

Os mais de 27,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS estão na expectativa para as rodadas de negociações que começam nos próximos dias com o Governo Federal para definir o índice de reajuste para o próximo ano. A cada quatro anos representantes dos dois lados se reúnem para esta tomada de decisão, onde os […]
Arquivo -

Os mais de 27,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS estão na expectativa para as rodadas de negociações que começam nos próximos dias com o Governo Federal para definir o índice de reajuste para o próximo ano. A cada quatro anos representantes dos dois lados se reúnem para esta tomada de decisão, onde os que ganham um salário passam a receber o incremento a partir de janeiro e acima disto a partir de fevereiro.

O Governo já tem a previsão orçamentária para 2011 e dentro dela o Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionista e Idosos da Força Sindical já conseguiu aumento real. Cumprindo o calendário de a cada quatro anos discutir o reajuste, uma das grandes preocupações é porque 2010 teve um Produto Interno Bruto (PIB) praticamente zero por conta da crise financeira de 2008.

O presidente da entidade João Batista Inocentini esteve em na sexta-feira (13). Ele relatou as negociações com o Governo Federal e as perspectivas para o aumento nos benefícios para Janeiro de 2011. Fez um balanço sobre a peregrinação no Congresso Nacional para a aprovação do 7,72% para aposentados e pensionistas que ganham a cima de um salário mínimo. Mesmo o Congresso aprovando o fim do fator previdenciário o Governo vetou, mas abriu possibilidades de novas negociações sobre a questão.

Em 2020 os aposentados e pensionistas, somando os do INSS e municipal, federal e estadual; vão representar 1/3 da população. Isto porque os casais estão tendo menos filhos e aumentou a expectativa de vida do brasileiro. “A previdência do jeito que está é viável, mas é preciso que se pare de desviar o dinheiro para outros fins. Também tem que acabar com a corrupção”, denuncia João Batista Inocentine.

João Inocentine também critica o modelo de aposentadoria para o trabalhador rural. Para o sindicalista, o ideal é que o Governo crie uma modalidade exclusiva para eles. “Não somos contra estes trabalhadores aposentarem. É justo, pois começam a trabalhar desde pequenos, sem férias e outros direitos.Queremos que o Governo abra a mala preta e mostre o dinheiro da previdência para a sociedade.”

“Deram incentivo para exportadores de soja e com isto eles deixaram de contribuir com mais de R$ 5 milhões. Se querem fazer isto, que tirem dinheiro de outro lugar”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área

Cotidiano

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Moradores puderam emitir documentos, ter acesso a consultas médicas e exames preventivos