O vice-presidente da República, José Alencar, permanece internado nesta segunda-feira (12) no hospital Sírio-Libânes, em São Paulo. Segundo Roberto Kalil, médico de Alencar, ele deverá sair da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) entre hoje e amanhã (13). Em seguida, ele será transferido para um quarto no hospital e deverá receber alta até a próxima quinta-feira (15).

O último boletim médico, divulgado hoje às 13h40, informa que o paciente permanece estável e está se recuperando do cateterismo, ao qual se submeteu neste domingo (11), para desobstruir a principal artéria do coração, depois que o paciente teve uma isquemia, quando um órgão ou tecido deixa de ser irrigado adequadamente pela corrente sanguínea.

O procedimento cirúrgico durou aproximadamente 40 minutos e serviu para trocar um stent e impedir o estreitamento de uma veia do coração. De acordo com Kalil, que também realizou a cirurgia, ele deve voltar à vida normal daqui a alguns dias. Os médicos descobriram o problema na quarta-feira (7), quando José Alencar deu entrada no hospital para fazer uma sessão de quimioterapia. Ele estava com uma crise de hipertensão e, por isso, foi internado. Os exames mostraram a isquemia no coração. 

Esta é a segunda vez que José Alencar faz esta cirurgia. Há cinco anos, ele foi submetido ao mesmo procedimento, pois precisava desobstruir outra artéria do coração.

Mesmo assim, após a cirurgia deste domingo (11), Alencar manifestou desejo de comer leitão à pururuca, segundo o senador Romeu Tuma (PTB), que foi visitá-lo.

Visita especial 

José Alencar teve um dia agitado neste domingo (11). Depois de sofrer uma cirurgia, ele recebeu a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante à tarde e juntos assistiram à final da Copa do Mundo. Alencar apostou na da Espanha e acertou. A seleção levou a taça ao ganhar da Holanda por 1 a 0.

Lula chegou ao hospital pouco depois das 17h30 e permaneceu com Alencar por volta de meia hora. Ele deixou o hospital sem falar com a imprensa. 

Luta contra o câncer 

Alencar também já passou por nove cirurgias contra o câncer. O vice-presidente sofreu procedimentos médicos para combater tumores no rim, na próstata e no abdome, além de se submeter a um tratamento experimental fora do país. 

Em maio, em função das sessões de quimioterapia, Alencar já havia sido internado após apresentar um quadro congestivo pulmonar (popularmente conhecido como água no pulmão). 

Devido a essas complicações, ainda em abril, ele anunciou que não irá concorrer a nenhum cargo nas eleições do mês de outubro deste ano.