Pular para o conteúdo
Geral

Alcinópolis tem o maior índice de ICMS Ecológico do MS

O município de Alcinópolis, localizado na região norte, é o município com maior índice de ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico, segundo tabela provisória publicada pelo governo de Mato Grosso do Sul. Quando assumiu a prefeitura, relata Mané Nunes (PR), o índice era de 8,62. Em janeiro de 2010 saltou para 10,53 […]
Arquivo -

O município de , localizado na região norte, é o município com maior índice de ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico, segundo tabela provisória publicada pelo governo de Mato Grosso do Sul. Quando assumiu a prefeitura, relata Mané Nunes (PR), o índice era de 8,62.

Em janeiro de 2010 saltou para 10,53 e para 2011 será de 12,95. Trata-se do maior índice dos últimos 10 anos, índice semelhante, de 12,92, foi atingido em 2002. De 2002 a 2008, o índice do município despencou e começou a ser recuperado somente em 2009.

Para o prefeito, o resultado é fruto do trabalho incansável de sua equipe para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Ao mesmo tempo estamos preservando o meio ambiente e melhorando a vida dos alcinopolenses”, garantiu Mané Nunes.

O município contra com três unidades de conservação, sendo uma estadual – Parque das Nascentes do Taquari – com 26.849,6232 hectares; e duas municipais – Monumento Natural Serra do Bom – com 5.568,4032 hectares, e o Parque Natural Templo dos Pilares – com 100 hectares.

IMPOSTO – O ICMS Ecológico é um mecanismo que possibilita aos municípios acessarem recursos financeiros arrecadados a partir da definição, em leis estaduais, de critérios ambientais para a partilha de parte da “quota-parte” que os municípios têm direito de receber como transferências constitucionais.

O imposto é uma compensação para os municípios que preservam o meio ambiente, onde 90% é repassado conforme a avaliação qualitativa e quantitativa e os outros 10% são avaliados por meio de outros investimentos aplicados na cidade como coleta seletiva de lixo, rede de esgoto, rede de água, plano diretor, entre outros.

DIVISÃO – No Mato Grosso do Sul os 25% do ICMS destinados aos municípios são compostos da seguinte maneira: 7% divididos igualitariamente entre todos os municípios; 5% em função da extensão territorial do município; 5% em virtude do número de eleitores; 3% conforme o índice resultante do percentual da receita própria e, por fim, 5% ICMS Ecológico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Burros flagrados ‘passeando’ por Campo Grande são resgatados; CCZ orienta sobre serviço de resgate

Promessa realizada há 73 anos ganha desfecho em Paróquia de Campo Grande

Justiça Eleitoral marca julgamento de vereador acusado de compra de votos em Corumbá

Federação repudia crimes em terreiros e diz que acusados de tortura e abuso sexual não são pais de santo

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Dono de locadora de veículo em Campo Grande foi preso pela PF em ação contra desvios no Dsei de MT

Últimas Notícias

Brasil

SC: Seis advogados são presos por suspeita de lesar mais de mil idosos

Criminosos abordavam idosos na rua, em casa e na internet por meio de uma instituição de fachada para assinar documentos

Política

Entidades de MS integram carta com 90 assinaturas por sanção integral do Licenciamento Ambiental

Segundo o texto encaminhado ao presidente Lula, o texto proposto corrige distorções e traz eficiência na relação da produção com a sustentabilidade

Brasil

Neta de Lula comete gafe ao falar da independência dos EUA

Bia Lula estava defendendo o Pix e criticando as tarifas de Donald Trump

Política

Antes de embarcar para os EUA, senadora Tereza Cristina discute investimentos com prefeita de Campo Grande

Grupo debateu infraestrutura, parcerias público-privada e os eventos para o aniversário de Campo Grande