Geral

Agraer e Banco da Gente firmam parceria para viabilizar crédito

O governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) assina na próxima terça-feira (30), um Termo de Cooperação Técnica com a Instituição de Microcrédito Banco da Gente de Mato Grosso do Sul. A assinatura do termo tem como principal objetivo, o estabelecimento de cooperação entre as duas instituições para […]

Arquivo Publicado em 24/03/2010, às 16h11

None

O governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) assina na próxima terça-feira (30), um Termo de Cooperação Técnica com a Instituição de Microcrédito Banco da Gente de Mato Grosso do Sul. A assinatura do termo tem como principal objetivo, o estabelecimento de cooperação entre as duas instituições para viabilizar a Linha de Crédito Agricultura Familiar, cuja atuação estará concentrada no financiamento de apoio à agricultura familiar.


Além da parceria com a Agraer, o Banco da Gente está firmando também, parceria com associações representativas de empreendedores rurais da agricultura familiar.


 Entre os objetivos da nova linha de crédito, destacam-se: a facilitação ao crescimento e à consolidação de pequenos agricultores, produtores e criadores rurais na sua área de jurisdição; a realização de parceria com associações de agricultores e com a Agraer para atendimento técnico do pré e pós-crédito, além do oferecimento de investimento em capital de giro e investimento fixo para que os pequenos agricultores, produtores e criadores possam melhorar e expandir a atividade.


A Linha de Crédito Agricultura Familiar apresenta taxa de juros de 1% a.m, garantia de avalista/fiador solidário e/ou aval/fiança de associação à qual o agricultor estiver vinculado e prazo de pagamento e limites de crédito variáveis conforme a atividade e o projeto. Para ter acesso ao financiamento, o produtor precisa comprovar que se enquadra nas normas de acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e precisa estar vinculado à alguma associação que já tenha firmado parceria junto ao Banco da Gente.


Os recursos e a concessão de crédito para os produtores serão geridos pelo Banco da Gente, cabendo a Agraer a elaboração dos projetos para o produtor que demonstrar interesse no financiamento e tiver a concessão de crédito previamente aprovada pelo banco.


“É importante ressaltar que o primeiro passo para o produtor interessado no financiamento é procurar o Banco da Gente. Após a análise da proposta e  aprovação cadastral, o Banco o encaminhará para a elaboração do projeto de crédito junto a Agraer”, salienta o diretor-geral do Banco da Gente, Márcio Laabs.


Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, a linha de crédito surge como uma nova alternativa para viabilizar o desenvolvimento das pequenas propriedades rurais do Estado. “A possibilidade de acesso a mais uma linha de crédito permite que os agricultores invistam cada vez mais em melhorias nas suas atividades”, destaca.


Mais informações podem ser obtidas na matriz do Banco da Gente em Campo Grande, situada à Rua 14 de Julho, 992, Centro; pelo telefone (67) 3320-1490 ou ainda pelo e-mail: [email protected].

Jornal Midiamax