Os professores das salas de informática da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande começam amanhã a conhecer com mais detalhes os programas de informática, que apresentam recursos para o ensino de deficientes visuais. As informações serão repassadas por meio de um curso intensivo de “Introdução à Informática Especial” promovido pela Secretaria Municipal de Educação, que acontecerá no Centro de Capacitação de Recursos Humanos da Prefeitura de Campo Grande. No total, 36 profissionais, estarão aprendendo a trabalhar todas as ferramentas dos programas “Dosvox”, “Virtual Vision” e “Jowf”. O termino deste trabalho esta previsto para o dia 6 de agosto.
O curso de 40 horas/aulas acontece no período vespertino e noturno (das 13h30min às 17h e das 19h às 22h). Começa com informações referentes aos tipos de incapacidades visuais, classificadas como baixa visão e deficiência visual total e as atitudes pedagógicas que devem ser adotadas em sala de aula. Para conhecer melhor o mundo dos deficientes visuais, os professores farão uma espécie de dinâmica com olhos vendados para descobrirem a sensação da ausência visual.
Segundo a professora Clégia de Albuquerque Cruz de Oliveira, palestrante do evento, ao adotar essa sistemática fica muito mais fácil entender o mundo dos deficientes visuais. “Com esse suporte, fica muito mais fácil o repasse de conhecimentos e a participação do aluno cego em trabalhos de escola. O recurso da voz acaba sendo um incentivo a mais”, afirma.
A Reme abriga atualmente 25 alunos deficientes visuais, sendo 23 com baixa visão e dois cegos que já contam com o suporte pedagógico do Núcleo de Produção Braile.
Professores aprendem informática voltada para deficientes visuais
Os professores das salas de informática da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande começam amanhã a conhecer com mais detalhes os programas de informática, que apresentam recursos para o ensino de deficientes visuais. As informações serão repassadas por meio de um curso intensivo de “Introdução à Informática Especial” promovido pela Secretaria Municipal de […]
