Geral

Paquistão testa mísseis e pode desencadear nova crise com a Índia

O Paquistão pode desencadear uma nova crise com a Índia neste sábado ao começar uma série de testes com mísseis. O governo paquistanês negou qualquer provocação e disse que não tem nada a ver com a atual situação na Caxemira, para onde os dois países deslocaram milhares de soldados. Mas o anúncio dos testes veio […]

Arquivo Publicado em 01/01/2000, às 12h00

None

O Paquistão pode desencadear uma nova crise com a Índia neste sábado ao começar uma série de testes com mísseis. O governo paquistanês negou qualquer provocação e disse que não tem nada a ver com a atual situação na Caxemira, para onde os dois países deslocaram milhares de soldados.

Mas o anúncio dos testes veio um dia depois que o Paquistão disse que deslocaria tropas para a fronteira com a Índia, tirando-as da fronteira com o Afeganistão.

“Nós estamos chateados com o anúncio do governo do Paquistão de realizar testes com mísseis num momento como esse”, disse Philip Reeker, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.

Nas últimas semanas, a Índia e o Paquistão concentraram milhares de tropas ao longo de sua fronteira de cerca de 3.000 quilômetros e as tensões aumentaram ao longo da famosa Linha de Controle na disputada região da Caxemira, em meio a acusações da Índia de que o Paquistão estaria apoiando incursões de grupos separatistas islâmicos armados.

The New Iork Times

Jornal Midiamax