O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, acusou o presidente dos EUA, George W. Bush, de usar a mesma linguagem de Adolf Hitler para intimidar o mundo. Khamenei opõe-se a qualquer reaproximação com o governo norte-americano, que acusou a República Islâmica de pertencer a um “eixo do mal” por supostamente tentar desenvolver armas de destruição em massa, dar apoio ao terrorismo e abrigar membros foragidos da rede Al-Qaeda.

“A arrogância levou o intimidador Ocidente à desgraça”, afirmou Khamenei, segundo a agência de notícias Irna. “O presidente de um país que afirma defender os direitos humanos e a liberdade dirige à população mundial a mesma linguagem que Hitler usou”, declarou o líder iraniano, referindo-se a Bush.

Os dirigentes do Irã não chegaram a um acordo sobre como responder às acusações feitas pelos EUA. O presidente Mohammad Khatami e seus aliados reformistas querem um diálogo com os norte-americanos a fim de evitar um eventual ataque da superpotência. Mas os linha-dura liderados por Khamenei impediram a realização de negociações.