O ex-governador Pedro Pedrossian (PST) é o candidato a senador mais conhecido pelo eleitor de Mato Grosso do Sul, mas não é o preferido. É o que revelou a pesquisa do Ibrape realizada, no período de 8 a 11 deste mês, para o Correio do Estado, sobre o grau de conhecimento da população dos candidatos que estão concorrendo ao Senado.

Segundo o Ibrape, 33% dos eleitores conhecem muito bem Pedrossian, outros 33% um pouco, 25% só ouviram falar do ex-governador e 9% não sabem de quem se trata. O presidente do Congresso Nacional, Ramez Tebet (PMDB), que tem projeção política nacional, é muito bem conhecido por 27% dos eleitores e um pouco por 29%. Só ouviram falar dele 25% dos eleitores consultados e 19% não sabem quem é o senador.

A pesquisa mostrou, porém, que nem sempre o mais conhecido tem a preferência do eleitor para representá-lo no Congresso Nacional. O ex-ministro Delcídio do Amaral, que está há apenas oito meses fazendo política, não é conhecido por 64% dos eleitores. Mesmo assim, 16% declararam intenção de votar em sua candidatura para o Senado, deixando-o em terceiro lugar na disputa eleitoral.