Com o início do horário eleitoral gratuito, a disputa pelo segundo lugar na sucessão presidencial acirrou-se, como mostra pesquisa do Ibope divulgada ontem pelo “Jornal Nacional”, da Rede Globo. O candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes, foi o único a cair: perdeu cinco pontos em uma semana e está com 21%, tecnicamente empatado com José Serra, do PSDB, que subiu seis pontos e chegou a 17%.

A diferença entre os dois, que era de 15 pontos, ficou reduzida a quatro. O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, manteve o índice de intenção de voto da pesquisa anterior e está em primeiro lugar, com 35%. Anthony Garotinho, do PSB, continua em quarto, mas subiu um ponto, passando de 10% para 11%.

A pesquisa mostra que Serra teve alguns de seus melhores resultados em segmentos nos quais Ciro registrou suas maiores perdas. No eleitorado com ensino médio, Serra passou de 10% para 17%, enquanto Ciro caiu de 32% para 21%. O tucano também cresceu sete pontos entre os eleitores de 16 a 24 anos, subindo para 17%. Já o candidato da Frente Trabalhista perdeu sete pontos e passou para 21%.