A abertura da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a poliomielite de Mato Grosso do Sul foi em Porto Esperança, às margens do Rio Paraguai, em Corumbá.

No Porto Esperança moram cerca de 50 crianças, em uma comunidade de mais de 200 pessoas, que vive da pesca, turismo e agricultura de subsistência.

“Onde houver uma criança, por mais distante que seja o lugar, faremos a vacina chegar até ela”, afirmou o superintendente de Epidemiologia, Rubens Trombini, que estará representando a Secretaria Estadual de Saúde no evento.

META – A meta deste ano é vacinar 210.242 crianças menores de cinco anos. A Secretaria de Estado de Saúde está disponibilizando 530 mil doses da vacina, distribuídas em 2.500 postos de vacinação, considerando-se os fixos e itinerantes, que atendem na área rural. Cerca de 10 mil pessoas e 1.500 veículos estarão envolvidos na campanha.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a vacinação previna, no mundo inteiro, 550 mil casos de paralisia infantil a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava e/ou deixava deficiente físico cerca de 600 mil pessoas todos os anos.