Anthony Garotinho (PSB) permaneceu em quarto lugar com 12%, no DataFolha (oscilação de um ponto), e 9%, no Vox Populi. Quando o assunto é o segundo turno, as duas pesquisas convergiram. Ciro e Lula estão rigorosamente empatados nas simulações. No Datafolha, cada um teria 45% e no Vox Populi, 44%.

A metodologia adotada pelos institutos, porém, foi diferente: o DataFolha é mais abrangente. Foram ouvidas 4.916 pessoas em 263 cidades. Já o Vox Populi entrevistou 2.004 pessoas em 115 municípios.

O resultado foi comemorado com algum alívio na Frente Trabalhista, já que boatos sobre a queda de Ciro e as comemorações no comando de campanha de Serra mexeram com o mercado financeiro. ”É Ciro e Lula no segundo turno, só os tucanos não estão vendo”, afirma o ex-senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA).

O líder do governo na Câmara, Arnaldo Madeira (PSDB-SP), reconhece que há uma grande diferença entre Serra e os dois primeiros colocados, mas crê na recuperação. ”Tudo dependerá do horário eleitoral. A partir de terça-feira, vamos ver se conseguimos mudar esse processo”, disse Madeira, que soube por um amigo do mercado do suposto levantamento indicando a queda de Ciro. ”Isso é fofoca”.

No PT, o clima é de cautela, apesar do desempenho do presidenciável petista ter sido bom – pelo Datafolha foram quatro pontos a mais. ”Ainda tem muita coisa para acontecer”, adverte José Genoino, candidato do partido ao governo de São Paulo, certo da chegada de Lula ao segundo turno.