Pular para o conteúdo
Fala Povo

Fala Povo foi conferir a Deixa Falar, que vai brilhar em 2025 com ‘Ancestralidade’

Deixa Falar: Uma escola de samba que celebra a ancestralidade e a resistência cultural na avenida em 2025
Marcos Ermínio Dias Cáceres -
Compartilhar
Escola de Samba Deixa Falar, faz ensaios com presença da comunidade. (Imagem Marcos Ermínio Jornal Midiamax)

A Grêmio Recreativo Escola de Samba Deixa Falar, fundada em 23 de abril de 2011, foi a vencedora do Carnaval de Campo Grande em 2024, consolidando-se como uma das escolas de samba mais importantes da cidade.

Com um trabalho dedicado e uma conexão profunda com a comunidade da Vila Nasser, a Deixa Falar vai para a avenida neste ano com um samba-enredo poderoso e cheio de significado: “Ancestralidade”.

Voluntários trabalham no barracão da Escola de Samba Deixa Falar nos ultimos detalhes. (Imagem Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

O enredo escolhido para 2025 não poderia ser mais relevante. “Ancestralidade” fala sobre a rica e complexa herança cultural afrodescendente e indígena no Brasil, exaltando a força e os saberes dos povos originários. O samba-enredo, que já está emocionando os integrantes da escola, diz:

“É tempo de caminharmos em busca de nossas raízes, trago em mim as forças mágicas da natureza, um grito de resistência miscigenado, com saberes encantados dos povos originais, dentro de mim a realeza, herança negra da matriarca Mãe África, as forças e mistérios da floresta encantada no coração do Brasil, sou índio, sou negro, caboclo roxo da pele morena, num grito de resistência, misturado num canto só”.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

O enredo promete levar para a avenida a força do Brasil profundo, suas origens e sua luta constante pela preservação da cultura. Para a mestre Nayara Thomas, primeira mulher a ocupar esse posto na história das escolas de Campo Grande, a Deixa Falar é sinônimo de resistência e empoderamento. Ela, com sua energia única, é a responsável por transformar o trabalho de bateria da escola em um verdadeiro espetáculo, com a participação de mulheres, inspiração para outras ao redor do Brasil.

Mestre de bateria, Nayara Thomas, já conquistou titulos no carvanaval de Campo Grande. (Imagem Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Ao Jornal Mídiamax, Nayara compartilhou os desafios e a emoção de ser a mestre da bateria, destacando o compromisso de sua equipe e a preparação para o desfile.

“A pressão é grande, mas a cada ano a gente se supera. A expectativa é ótima. Esse enredo é um dos mais poderosos que já trabalhamos. Ele carrega toda a ancestralidade dos povos indígenas e negros. Estamos ensaiando com muita garra, porque o resultado será um espetáculo.”

Presidente da GRES Deixa Falar, Francis Fabian, parabeniza a comunidade pela dedicação com a escola. (Imagem Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

O presidente da Deixa Falar, Francis Fabian, reforçou a importância de manter o foco na comunidade, o coração da escola. A Deixa Falar é uma escola jovem, mas com um talento imenso para a arte do samba.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“Não é só o carnavalesco que faz a escola, é a comunidade, é o povo que se dedica. O trabalho deles é incansável, é de um amor que não se mede. Esse é o segredo do nosso sucesso.”

A escola também se destaca pelo seu espírito de união, e é isso que atrai centenas de pessoas todos os anos para a avenida. Mesmo com desafios como o tempo, que nos finais de semana trouxe chuvas durante os ensaios, a Deixa Falar segue firme, com todo o elenco, da bateria às alas, empenhado em fazer história novamente.

Comunidade da região da Vila Nasser, apoia a Escola de Samba. (Imagem Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

A energia da comunidade é palpável. Desde os mais novos – como o pequeno Arthur, de somente 10 anos -, até os mais experientes, todos compartilham a mesma paixão pelo samba e pela história que estão ajudando a construir. O samba vai além da música; ele é a expressão de uma identidade, de um povo que celebra suas raízes e se prepara para contar, com orgulho, sua história.

O desafio de 2025: o que esperar da Deixa Falar?

Rainha de bateria, Rebecca D’albinie, acredita que a escola leva o troféu em 2025. (Imagem Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Com a força do enredo e a dedicação de seus componentes, a Deixa Falar está mais do que pronta para o desfile de 2025. A escola promete encantar o público com um show de resistência, magia, e muita ancestralidade. Não há dúvidas de que a escola chegará forte na avenida, representando com maestria a força das raízes afro-brasileiras e indígenas.

Se 2024 foi o ano da consagração, 2025 será o ano da celebração da vitória de um povo que, por meio da arte, resgata e preserva sua história. E com a Deixa Falar, a certeza é de que o Carnaval de Campo Grande nunca mais será o mesmo. A comunidade já está pronta para brilhar mais uma vez na avenida, no dia 04 de Março, e o grito de resistência ressoará para todos ouvirem.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados