Pular para o conteúdo
Esportes

Uruguai supera Venezuela, fica perto da Copa e Brasil carimba passaporte se bater o Paraguai

Venezuela era ameaça direta a diversas seleções nesta rodada
Agência Estado -
Instagram/AUF

Apenas uma zebra gigantesca tira a vaga direta das potências da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, a ser disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. Com a tetracampeã Argentina já garantida, o Uruguai encaminhou a classificação ao fazer 2 a 0 nesta terça-feira sobre a e deixou Brasil, Equador e com o passaporte quase carimbado – a Colômbia corre por fora pela sexta e última vaga. Os brasileiros necessitam, somente, ganhar dos paraguaios, que jogarão pela igualdade, na Neo Química Arena, ainda nesta noite.

Ameaça da vaga direta de diversas seleções nesta rodada, inclusive a brasileira, a Venezuela fracassou em sua missão de ampliar o jejum de vitórias dos bicampeões uruguaios em Montevidéu. Com pobre, se manteve com 18 pontos e agora foca na briga pela vaga na repescagem com a Bolívia, que subiu para os 17 pontos ao bater o lanterna e eliminado Chile.

O Uruguai fez uma festa enorme em Montevidéu com motivos. Depois de apenas dois pontos somados nos últimos 12 disputados, desencantou, subiu para os 24 e só pode ser alcançado pelos venezuelanos, mas tem um saldo de gols bastante favorável restando duas jornadas: 7 a -4.

Jogo ruim e golaço de Arrascaeta

O Uruguai entrou em campo pressionado pelos quatro jogos sem triunfos e com uma escalação ofensiva, com Arrascaeta na armação para três atacantes na frente. Desencantar diante de uma empolgada Venezuela, vindo de duas vitórias, seria encaminhar a vaga e a ordem era sufocar em Montevidéu.

Do outro lado, Soteldo, negociado com o Fluminense para a disputa do Mundial de Clubes, carregava a esperança de ditar o ritmo venezuelano, que precisava dos três pontos para entrar na briga por vaga direta à Copa do Mundo, o que prometia uma grande disputa na gelada noite uruguaia de 10 graus.

O começo do jogo foi como era esperado, com a equipe celeste pressionando, enfileirando escanteios e, por pouco, abrindo o marcador com o capitão Giménez, de cabeça. Mandou pelo alto e lamentou bastante a falta de pontaria. A Venezuela sequer passava do meio-campo, mostrando um exagerado respeito aos instáveis oponentes.

A competitividade defensiva rapidamente roubou as ações, com a briga pela bola tomando lugar do brilho e da ofensividade. Com equipes amarradas e pouco criativas, finalizar ao gol virou ato de luxo e o jogo se tornou algo monótono e sem graça. A batida de Arrascaeta pelo alto mostrou o quanto o nervosismo cercava as seleções na metade da etapa. O Uruguai vivia apenas de chuveirinhos e a Venezuela aguardava um contragolpe.

O empate no decepcionante confronto parecia se arrastar até o descanso quando mais um cruzamento à área terminou com bola na rede. Olivera cobrou escanteio, a defesa venezuelana não cortou e Aguirre apareceu livre para cabecear entre as pernas do goleiro Romo e alegrar os torcedores uruguaios que lotaram o estádio Centenário.

Até então feio e de poucas emoções, o jogo voltou do vestiário com o Uruguai garantindo o alívio de sua torcida com um golaço de Arrascaeta em chutaço de fora da área logo aos dois minutos.

A pintura do flamenguista estragou todos os planos traçados pelos venezuelanos no intervalo. A desvantagem que já era complicada se tornou gigantesca. Mesmo com modificações, a visitante pouco ameaçava o gol de um tranquilo Mele. Na verdade, quem mais tinha chances de anotar eram os uruguaios, com mais espaço para atacar.

O técnico Marcelo Bielsa demorou para mexer no Uruguai. Mas quando o fez, foi para fechar ainda mais a defesa. Não precisava de mais gols. A Venezuela, por outro lado, não conseguiu mostrar forças para reagir, apesar de duas boas finalizações no fim, e a festa celeste se confirmou, com merecimento, em jogo sofrível.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV