Pular para o conteúdo
Esportes

Desistência do Sete de Setembro do Estadual Sub-20 resulta na suspensão por dois anos

Decisão foi tomada pelo TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) após denúncia da Procuradoria Desportiva
Osvaldo Sato -
Lance do Sete de Dourados na Série B 2024 (Foto: Rodrigo Moreira)

O Clube Desportivo Sete de Setembro, tradicional equipe de , desistiu de participar do Campeonato Estadual Sub-20 de 2025 e, como consequência, será impedido de disputar a competição nas próximas duas temporadas (2026 e 2027). A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça Desportiva de (TJD-MS) após denúncia da Procuradoria Desportiva.

A Procuradoria Desportiva do TJD-MS ofereceu denúncia contra o Sete de Setembro com base no artigo 204 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que versa sobre o abandono de competição após o seu início. A denúncia foi motivada por um ofício encaminhado pelo presidente do clube, Marshal Antony Montalvão, à Federação de de Mato Grosso do Sul () em 6 de maio de 2025, comunicando a desistência da equipe do campeonato Sub-20.

A Procuradoria argumentou que, de acordo com o Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o próprio Regulamento Específico do Campeonato Estadual Sub-20, a desistência de uma competição após a publicação oficial do regulamento e da tabela é considerada abandono. O regulamento do campeonato Sub-20 já havia sido publicado, incluindo o nome do Sete de Setembro e a tabela de jogos, com início previsto para 7 de junho e a primeira partida do clube agendada para o dia 14.

Além da multa prevista no artigo 204 do CBJD, a Procuradoria também destacou o artigo 32 do Regulamento da Competição, que prevê o impedimento de disputar as duas temporadas seguintes em caso de desistência.

Decisão do pleno

No julgamento do caso (Processo nº 013/2025), relatado por Ezio Ribeiro, o TJD-MS constatou a ausência de defesa por parte do Sete de Setembro, aplicando os efeitos da revelia e da confissão. Diante disso, a denúncia foi julgada integralmente procedente por unanimidade.

A decisão do Tribunal resultou na condenação do Clube Desportivo Sete de Setembro ao pagamento de uma multa de R$ 1.000,00. Adicionalmente, o clube foi excluído das próximas duas edições da competição de futebol amador de base da categoria Sub-20 do Mato Grosso do Sul, referentes aos anos de 2026 e 2027.

O TJD-MS considerou que a desistência do clube configurou abandono da competição após o seu início, enquadrando-se nas previsões do CBJD e do regulamento específico do campeonato.

Sete já foi campeão estadual

O Clube Desportivo Sete de Setembro é uma agremiação esportiva da cidade de Dourados, fundada em 7 de setembro de 1994, completando 30 anos em 2024. O clube possui uma história relevante no futebol sul-mato-grossense, tendo conquistado o Campeonato Estadual da Série A em 2016.

Em 2024, o Sete de Setembro demonstrou força ao terminar a Série B do Campeonato Estadual na terceira colocação, ficando próximo de alcançar o acesso à elite do futebol local. No mesmo ano, o clube também participou do Campeonato Estadual Sub-20, terminando na quarta posição de seu grupo e não avançando para a fase seguinte.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

Vacinação contra a gripe

No fim de semana, vacinação contra a gripe ocorrerá em escolas, USF e shopping da Capital

Sem Putin, Zelenski cancela ida a Istambul, mas diz que enviará delegação para conversas de paz

Professor denuncia vigilante por racismo após ser impedido de entrar em instituição

Notícias mais lidas agora

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

Zambelli pede à Câmara para suspender condenação: ‘Eu não sobreviveria na cadeia’

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsa família: pagamento referente ao mês de maio começa na segunda-feira

Pagamento do Bolsa Família referente ao mês de maio de 2025 começa na próxima segunda-feira (19). A liberação ocorre conforme o final do NIS (Número de Identificação Social). Cerca de 20,4 milhões de famílias recebem o Bolsa Família. Em Mato Grosso do Sul são mais de 200 famílias beneficiadas. Consultas sobre informações e movimentação dos … Continued

Cotidiano

Detran-MS e Correios realizam Caminhada Maio Amarelo no Parque dos Poderes

Não é necessário fazer inscrição. A caminhada é aberta a todos

Brasil

Agente da PF disse que se preparava para prender Moraes

Wladmir Soares é investigado pela suposta atuação como agente infiltrado para vazar informações de segurança do presidente Lula

Polícia

Ultrapassagem malsucedida teria causado acidente com morte de motoentregador na BR-163

Acidente aconteceu no km 485 do rodoanel da BR-163 e deixou o trânsito lento na região do Jardim Veraneio