Nesta quinta-feira (1º), o Rio de Janeiro e Niterói oficializaram a candidatura conjunta para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. As cidades brasileiras querem sediar a competição.
Assim, a Panam Sports aceitou o dossiê das duas cidades. Ou seja, o conjunto brasileiro está oficialmente na disputa pela organização do evento.
Assunção, capital do Paraguai, também concorre. Contudo, o resultado sobre a cidade-sede será divulgado em agosto de 2025.
O orçamento da proposta brasileira é de R$ 667,5 milhões. Conforme o Estadão, o foco será no aproveitamento da estrutura já existente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Logo, estão inclusos no projeto: o Parque Aquático Maria Lenk, o Parque Olímpico da Barra e outras arenas já consolidadas.
Ademais, a Vila Pan-Americana para a competição, ficaria na região do Porto Maravilha. A obra entra como parte de um novo pacote de reurbanização da área central.
Logística e jogos
A proposta do projeto prevê logística com facilidade de deslocamento. Isso porque estima-se que as arenas fiquem em até 40 minutos da vila dos atletas.
Porém, haverá exceção para as partidas de futebol, já que ocorreriam em outras cidades do estado. Por ffim, a candidatura de Rio e Niterói incluí a entrega da Linha 3 do metrô.
O projeto antigo poderia sair do papel e ligar o Rio e Niterói por túnel submarino.
Avaliação da candidatura
A candidatura brasileira e paraguaia passa por avaliação de 41 Comitês Olímpicos Nacionais. Estes compõem o colégio eleitoral da Panam Sports e somam 53 votos.
Vale pontuar que países que já sediaram os Jogos Pan-Americanos ganham dois votos. Então, os votos ampliam a disputa com Assunção.
Isso porque o Rio já recebeu os jogos pela primeira em 2007. Ao contrário da cidade paraguaia, que receberia em 2031 pela primeira vez.