Pular para o conteúdo
Esportes

Red Bull Bragantino vence a Ponte Preta, avança e Palmeiras vai às quartas

Time de Bragança Paulista terminou na vice-liderança do Grupo B
Agência Estado -
Compartilhar
bragantino
Jhon Jhon após marcar seu sexto gol pelo Massa Bruta (Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

O Red Bull Bragantino conquistou a classificação às quartas de final do Campeonato Paulista, ao vencer por 2 a 0 a Ponte Preta, neste domingo, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela decisiva 12ª rodada.

O time de Bragança Paulista terminou na vice-liderança do Grupo B, com 17 pontos, um atrás do Santos (18). Os dois vão se enfrentar em jogo único na Vila Belmiro.

De outro lado, a derrota tirou a vaga da Ponte Preta, que terminou com 22 pontos no Grupo D, um atrás de São Bernardo e Palmeiras, que farão o jogo único pelas quartas. O time de Campinas deixa a competição com a quarta melhor campanha em pontos.

A surpresa inicial foi a escalação do Red Bull Bragantino, definido pelo técnico Fernando Seabra com quatro atacantes e apenas dois volantes. Era sinal da disposição de ir ao ataque desde o início. Logo na saída de bola já ameaçou e com um minuto abriu o placar. Após escanteio, a defesa rebate e a bola ficou com Isidro Pitta. Ele recuou para Jhon John que bateu forte, contando com o desvio de cabeça do zagueiro da Ponte Preta Sérgio Raphael, atrapalhando a defesa de Digo Silva.

Aos cinco minutos, mais problema para o time da casa. O experiente Artur sentiu uma lesão muscular na perna esquerda e pediu para sair. O garoto João Gabriel entrou em seu lugar, finando improvisado na lateral-esquerda, porque é lateral direito.

Esta mudança desequilibrou o sistema de marcação da Ponte Preta, principalmente pelo lado direito onde Vinicinho aparecia no mano-a-mano com o zagueiro Saimon. Aos 22 minutos os dois trombaram e o árbitro Flávio Rodrigues Alves considerou uma ‘forçada’ do atacante, que foi advertido com o cartão amarelo.

Cinco minutos depois, outro choque deles, desta vez de corpo e o árbitro marcou o pênalti sob os protestos dos pontepretanos alegando um tranco de ombro. Na cobrança, Lucas Evangelista deslocou o goleiro Diogo Silva, que caiu do lado esquerdo e viu a bola, mansamente, entrar do outro lado aos 29 minutos.

Obrigado a sair da defesa, Alberto Valentim mexeu na Ponte Preta, tirando o zagueiro Sérgio Raphael para a entrada do atacante Bruno Lopes. Com isso, abriu mão do esquema tático com três zagueiros. Acostumada a ser reativa (defender-se para depois atacar) o time campineiro ameaçou em dois chutes de fora da área de Lucas Cândido, ambos espalmados pelo goleiro Cleiton. Curiosamente, o primeiro tempo terminou com a Ponte Preta tendo 61% de posse de bola contra 39% do Bragantino.

No segundo tempo só restava à Ponte Preta ser ofensiva. Voltou com Pedro Vilhena no lugar de Serginho no meio-campo e tentou fazer pressão, mas sem levar perigo ao goleiro Cleiton.

Aos 30 minutos, Alberto Valentim arriscou tudo, com mais duas trocas. Entraram o lateral Luiz Felipe no lugar de Maguinho e o atacante Victor Andrade na vaga do zagueiro Saimon. Mas pouco adiantou.

Mesmo assim, a torcida da casa se entusiasmou aos 35 minutos soltando seu grito de gol. É que, naquele momento, o Mirassol marcava o segundo gol e ia empatado por 2 a 2 com o Palmeiras. Este resultado deixaria a Ponte Preta classificada. O problema é que depois o Palmeiras marcou o terceiro gol e venceu por 3 a 2, ficando com a segunda posição no Grupo D. Fim de esperança, mesmo porque o placar não mudou em Campinas.

No meio de semana os dois times vão estrear na primeira fase da Copa do Brasil. Na quarta-feira, a Ponte Preta vai pegar o Concórdia, em Santa Catarina. Na quinta-feira, o Red Bull Bragantino vai enfrentar o Sousa, na Paraíba.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados