Pular para o conteúdo
Esportes

Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, que se candidatou ao cargo máximo da CBF

À frente da entidade que gere o futebol de São Paulo, ele já teve trabalhos na confederação nacional
Agência Estado -
Reinaldo Carneiro Bastos. (Foto: Divulgação/FPF)

O presidente da Federação Paulista de (FPF), Reinaldo Cardeiro Bastos, lançou neste sábado 17, sua candidatura à presidência da CBF. À frente, desde 2015, da entidade que gere o futebol de , ele já teve trabalhos na confederação nacional e foi diretor de sindicatos do esporte. Ainda neste sábado, dirigentes de clubes da Libra e da LFU (Liga Forte União) se reuniram. Posteriormente, divulgaram uma nota oficial, informando que 32 clubes declaram apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos na eleição da CBF.

O dirigente iniciou sua carreira em 1980, quando assumiu o cargo de diretor de Futebol do Esporte Clube Taubaté, onde também foi presidente até 1988. Nessa época, ele já era diretor administrativo da FPF e, mais tarde, tornou-se membro da Comissão de Arbitragem do Futebol Paulista. Desde então, dedicou-se à federação de São Paulo.

Em 1996, Reinaldo Cardeiro Bastos foi eleito vice-presidente da entidade e, em 2015, assumiu pela primeira vez o posto de presidente, no qual está no terceiro mandato. Na liderança da FPF, já defendeu temas como a criação de uma liga independente, o apoio às SAFs e mudanças no calendário do futebol brasileiro.

Em abril deste ano, ele disse ao podcast Maquinistas que a formação da liga “vai acontecer”. Para ele, o que falta para esse projeto avançar é que os clubes “ouçam mais uns aos outros” e deixem rixas de lado. “Trocar ideia, fala de futebol, esse é o primeiro passo. Futebol só muda se clube quiser”, ressaltou o presidente da FPF.

No fim de 2024, ele comentou à CNN que já viu evoluções no calendário do futebol brasileiro, mas afirmou que o País ainda “está muito longe do que é a realidade do mundo”. Segundo o dirigente, a alta quantidade de jogos no Brasil, em média de 70 a 75 é o grande problema se comparado à Europa, que tem bem menos, e isso ficará ainda mais explícito com o Super Mundial.

A última vez em que o presidente da FPF assumiu a CBF foi Marco Polo Del Nero, eleito em 2014 para substituir José Maria Marín em um mandato que durou até 2017, quando foi banido do futebol pela por acusações envolvendo suborno e .

Quando será a eleição da CBF, com Reinaldo Carneiro Bastos

A eleição da CBF está marcada para o próximo dia 25 de maio. Interventor da entidade nomeado pela Justiça, após o afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues, Fernando Sarney deu prazo até o dia 20 para a inscrição das chapas nas eleições.

“Incentivado e apoiado por Federações e por um grande número de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, anuncia o lançamento de sua candidatura à presidência da CBF para o pleito do dia 25 de maio de 2025”, diz nota da Federação Paulista de Futebol divulgada nas redes sociais.

O Estadão apurou na última quinta-feira, 15, que o nome de Samir Xaud, eleito como presidente da Federação Roraimense de Futebol, ganhou força para assumir o comando da CBF.

ENTENDA A CRISE NA CBF

O Tribunal de Justiça do (TJ-RJ) recebeu uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar a possibilidade de a assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, no acordo que manteve Ednaldo Rodrigues no comando da CBF, homologado pela Suprema Corte em fevereiro, ter sido falsificada. O caso veio à tona após uma perícia ser anexada ao processo.

Dois pedidos de afastamento de Ednaldo Rodrigues foram protocolados junto à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que julga o processo eleitoral que levou o mandatário ao poder no STF. O ministro Gilmar Mendes, relator do caso no STF, negou os pedidos.

Outro ponto que põe em dúvida a autenticidade da assinatura é o fato de Nunes, de 86 anos, ter informado à Justiça sofrer de um tumor no cérebro e cardiopatia grave. Junto à perícia, foi anexado um laudo apresentado pelo Dr. Jorge Pagura, Chefe do Departamento Médico da CBF, em que o profissional indica que Nunes sofre de déficit cognitivo, especialmente após passar por uma intervenção cirúrgica considerada agressiva em 2023.

É citado, ainda, tanto nos pedidos de afastamento, quanto em requerimentos para a presença de Ednaldo Rodrigues no Congresso Nacional, a relação do ministro Gilmar Mendes e a CBF. O ministro, que recebeu o processo por sorteio. É discutido possível conflito de interesses, já que o magistrado é fundador do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o qual tem parceria comercial milionária para as formações da CBF Academy.

A revista Piauí aponta relação entre a primeira destituição de Ednaldo, em 2023, e o desembargador do TJ-RJ Luiz Zveiter, pai de Flávio Zveiter, que fazia oposição ao presidente. O paralelo também é traçado entre o presidente afastado e Gilmar Mendes.

Foi uma reportagem da própria Piauí que revelou gastanças e práticas autoritárias na gestão da CBF, o que colocou Gilmar Mendes como alvo de críticas públicas. O texto publicado na edição de abril da revista falou também em pagamentos suspeitos a advogados antes de decisões judiciais favoráveis à CBF.

Segundo apuração do repórter Allan de Abreu, o ministro do STF se viu pressionado e precisou ceder após parlamentares ameaçarem a instalação de CPIs para investigar a confederação.

Em 6 de maio, a CBF se manifestou sobre o assunto por meio de nota oficial. A entidade defendeu a legitimidade do processo. Agora, ao mesmo tempo em que recorre no STF para invalidar a decisão do Rio, a entidade convoca novas eleições, para o dia 25 de maio, por meio do interventor Fernando Sarney.

Em meio ao anúncio de Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira, movimento considerado nos bastidores como uma vitória política de Ednaldo, o dirigente se tornou alvo de três denúncias na Comissão de Ética da CBF por razões distintas

Entre elas estão denúncias de assédio dentro da entidade, gestão temerária e a própria suspeita de fraude no acordo homologado pela Justiça do Rio. Além disso, o presidente afastado perdeu apoio das federações, 52 dias após a reeleição.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Novos animais chegam e vão para área externa de Bioparque; confira as espécies

Animais perderam parte de seus instintos naturais e, por isso, não têm mais a possibilidade de reintrodução na natureza

Pimenta

Flagras de agrotóxicos ilegais incomodam em Mato Grosso do Sul

Autoridades fora de MS reclamam do silêncio local sobre trânsito de agrotóxicos ilegais nas rotas sul-mato-grossenses

Cotidiano

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

A cachorrinha pertence a uma criança de oito anos, que está profundamente abalada com o desaparecimento do animal

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)