Prefeitura de São Paulo concede alvará provisório para Pacaembu sediar final da Copinha
Estádio poderá operar com público reduzido de 20 mil pessoas
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de São Paulo liberou o uso da Arena Mercado Livre Pacaembu para a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no sábado, dia do aniversário de 471 anos da capital paulista, ao emitir um alvará temporário por meio da Secretaria de Licenciamento Urbano (SMUL). Conforme determinado pela decisão, oficializada na noite de segunda-feira, o estádio poderá operar com público reduzido de 20 mil pessoas, um pouco abaixo dos 26 mil de sua capacidade total.
“O documento foi emitido conforme o Decreto 49.969/08, que exige, entre diversos documentos, atestados ou termos de compromisso técnico que comprovem o funcionamento do sistema de segurança, incluindo equipamentos e brigada de combate a incêndio e pânico, assinados por profissionais habilitados”, afirmou a SMUL, em nota.
A emissão do alvará temporário foi a solução encontrada para que a partida ocorresse no local, enquanto os trâmites de entrega da obra ainda não foram finalizados. Para conceder o alvará definitivo, é necessária, primeiramente, a emissão do termo de aceite da obra, documento utilizado para formalizar a entrega e que dá garantias de que o contrato foi cumprido e que o local reformado está em condições de uso.
Com a autorização emitida nesta semana, o estádio administrado pela concessionária Allegra está liberado apenas para a final da Copinha. Por isso, não há garantia de que outras partidas ocorram no local nas próximas semanas.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Sem o Canindé, fechado para reformas, a Portuguesa anunciou que mandará seus jogos no Pacaembu, e a primeira partida está marcada para dia 29 de janeiro, contra o São Paulo, que tem outro compromisso na arena, três dias depois. No dia 1º de fevereiro, o time tricolor enfrenta o Santos em clássico também marcado para o Pacaembu, com mando da equipe do litoral paulista
Questionada pela reportagem se há expectativa de que o alvará definitivo seja concedido até dia 29, a Allegra informou que trabalha com a possibilidade, mas que também considera solicitar alvarás provisórios para as próximas partidas no estádio.
A concessionária também ressaltou que a atual autorização não libera a abertura para o público dos espaços esportivos do clube (piscina, ginásio, quadras de tênis), que ainda “dependerão do avanço de trâmites burocráticos com a Prefeitura, que serão iniciados depois que for concedido o termo de aceite das obras”
Fechado para reforma desde 2021, após o fim do processo de concessão para o setor privado – vencido pela Allegra -, o Pacaembu teve sua entrega adiada mais de uma vez. No ano passado, em janeiro, a final da Copinha tinha previsão de ser realizada no estádio, mas a liberação não foi obtida.
Um pouco mais tarde, no mês de abril, houve expectativa da reabertura do espaço com um show do cantor Roberto Carlos, cancelado em cima da hora por falta de alvará. Em dezembro, a arena recebeu a final da Taça das Favelas, cuja disputa foi interrompida porque parte do gramado ficou alagado, em consequência das fortes chuvas que atingiam a cidade de São Paulo.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Às vésperas de novo aumento da tarifa, Câmara sinaliza liberar milhões de reais ao Consórcio Guaicurus
- Prefeitura terá que aumentar tarifa do Consórcio Guaicurus sob pena de multa de R$ 50 mil por dia
- Enquanto alega ‘dificuldades’ financeiras, Chadid cai em golpe ao sair de shopping mais caro do Brasil
- Travesti que teve 90% do corpo incendiado pedia ajuda para salvar cachorro que sofreu queimaduras
Últimas Notícias
“Mãe nenhuma quer isso”, diz Iraides após morte da filha queimada após discussão
Crime aconteceu em pleno mês da Visibilidade Trans
BR-163 em MS tem 12 trechos interditados nesta terça-feira; confira
Em 14 trechos, a BR-163 opera em sistema de pare e siga
OMS espera que Trump reconsidere saída dos EUA da entidade
Instituição espera que país mude decisão
Lotérica de MS teve prejuízo de mais R$ 500 mil com pagamentos de falsos boletos
Quadrilha goiana foi desmantelada a partir de investigações do SIG de Dourados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.