Pular para o conteúdo
Esportes

Palmeiras despacha o São Paulo com pênalti controverso e vai à sexta final seguida

Vitória por 1 a 0 no Choque-Rei garantiu a classificação do time alviverde à decisão
Agência Estado -
Instagram/Palmeiras

Atual tricampeão paulista, o chegou à sexta final seguida do Estadual ao derrotar o nesta segunda-feira, no Allianz Parque. A vitória por 1 a 0 no Choque-Rei que garantiu a classificação do time alviverde à decisão foi definida graças a um controverso pênalti, sofrido pelo estreante Vitor Roque e convertido por Raphael Veiga. A equipe de Abel Ferreira busca o tetra para conseguir um feito alcançado há mais de cem anos e uma vez apenas, pelo extinto Paulistano, campeão quatro vezes seguidas entre 1916 e 1919.

Na decisão, o Palmeiras faz o dérbi com o Corinthians, arquirrival que não encara numa final do Estadual desde 2020, quando sagrou-se campeão nos pênaltis. A final será disputada em dois jogos. O primeiro está marcado para o próximo domingo, 16, e o segundo está previsto para o dia 27, uma quinta-feira.

Mas há uma queda de braço entre Federação Paulista de (FPF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que quer que a finalíssima seja disputada um dia antes, 26, por causa do início do Brasileirão, marcado para o dia 29, sábado. Se isso acontecer, os dois jogarão desfalcados de atletas importantes convocados para suas seleções, que têm compromissos na Data Fifa Certo é que o Corinthians tem a prerrogativa de jogar a finalíssima em casa, na Neo Química Arena, já que tem a melhor campanha do torneio.

Foi mais brigado do que bem jogado o Choque-Rei no Allianz Parque, sobretudo no primeiro tempo. Mas houve minutos de bom futebol e duelos táticos interessantes. Oscar virou segundo volante na escalação de Zubeldía, que armou o São Paulo com três zagueiros, e os visitantes tiveram mais a bola nos minutos iniciais. Até os donos da casa encurtarem os espaços, marcarem Oscar de perto e começarem a controlar o jogo.

Estava tão difícil para o Palmeiras superar o trio de zaga são-paulino que o jeito foi apostar nos chutes de fora da área. Foram três, de Ríos, Vanderlan e Estêvão, este, como sempre, o que mais tentou. Talentoso, o jovem atacante de 17 anos, porém, não estava em uma jornada inspirada como em outros jogos.

Depois de anular Oscar, o Palmeiras repetiu a estratégia adotada por muitos rivais quando enfrentam o São Paulo: encurtou o espaço e deixou Arboleda com a bola para construir as jogadas de trás para pressionar. Foi dessa forma, se valendo da pressão, e de uma falha imperdoável da zaga são-paulina. Rafael errou o passe para Arboleda, que escorregou dentro da área e dividiu com Vitor Roque.

Estreante da noite, o camisa 9 palmeirense caiu e Flavio Rodrigues de Souza não hesitou em marcar o pênalti, revoltando os são-paulinos. Raphael Veiga converteu a cobrança nos acréscimos.

No segundo tempo, o Palmeiras foi competente em sua tarefa de administrar a vantagem. Controlou a maior parte dos 45 minutos finais, “cozinhou” o jogo como pôde e de poucos espaços para o São Paulo atacar. Zubeldía desfez a linha de três zagueiros, chegou a lançar mão de cinco atacantes desde a metade da etapa final, mas os visitantes o panorama não mudou.

Melhor disposto taticamente, o Palmeiras, com muito espaço para contra-atacar, criou para aumentar a vantagem. Não fez porque, senão errou o último passe, parou em Rafael com Facundo Torres após bela assistência de Vitor Roque, muito aplaudido quando foi substituído. A ineficiência nos contragolpes não custou caro porque os anfitriões seguraram os visitantes.

PROTESTO ANTIRRACISTA

Antes de a bola rolar, os dois times, além das organizadas do Palmeiras, reforçaram apoio ao Luighi, atacante de 18 anos vítima de racismo em duelo da Libertadores sub-20 na semana passada, no . O rapper Rincon Sapiência, que é palmeirense, foi convidado e falou algumas palavras.

“Não é só hashtag, a gente precisa combater o racismo. Se a gente torce para o Palmeiras, a gente é antirracista”, discursou o cantor. Ele estendeu a faixa “Todos contra o racismo” antes de sair do gramado.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 X 0 SÃO PAULO

PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Micael e Vanderlan; Emi Martínez (Gustavo Gómez), Richard Rios (Aníbal Moreno) e Raphael Veiga; Estêvão (Mayke), Facundo Torres (Felipe Anderson) e Vitor Roque (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.

SÃO PAULO – Rafael; Ferraresi (Igor Vinícius), Arboleda e Alan Franco (Sabino); Cédric (Ferreira), Alisson, Oscar e Enzo Diaz; Luciano (André Silva), Lucas (Erick) e Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.

GOL – Raphael Veiga, aos 46 do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Zubeldía, Emi Martínez, Estêvão, Alan Franco, Ferraresi, Micael, Sabino, Abel Ferreira.

ÁRBITRO – Flavio Rodrigues de Souza.

PÚBLICO – 38.865 torcedores.

RENDA – R$ 5.263.294,60.

LOCAL – Allianz Parque. Em São Paulo (SP).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

são gabriel do oeste licitação saúde

Denúncia de irregularidade suspende licitação para saúde de São Gabriel do Oeste

lula carne trump

Trump diz que Lula pode ligar para ele ‘a qualquer momento’

Ao saber da morte do filho, pai agride esposa e acaba preso em Caarapó

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

UFMS abre inscrições em atividades de esporte e cultura para idosos

Últimas Notícias

Polícia

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Suspeito foi preso nesta sexta-feira (1º), cinco anos após o crime

Cotidiano

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Viação Cidade de Três Lagoas, que assumiu o serviço, alerta que cartão do transporte coletivo antigo deixará de ter validade após o prazo

Polícia

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Defensoria Pública de MS divulgou nota de repúdio após a repercussão do grito nesta sexta-feira (1º)

Mundo

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Esta é a primeira vez que um júri reconhece danos causados pelo sistema operacional de veículos da empresa de Musk