Lando Norris conquistou uma vitória inédita correndo no GP da Inglaterra, sobrevivendo aos colapsos causados pelo mau tempo. Oscar Piastri, punido, chegou em segundo lugar à frente de um inesperado Nico Hulkenberg — que fatura o primeiro pódio da carreira após 239 GPs disputados. Gabriel Bortoleto, por sua vez, acabou abandonando após bater no início da disputa.
A corrida neste domingo de manhã (6) foi marcada pela chuva no Circuito de Silverstone, que quase sempre é sinônimo de caos.
Hulkenberg, que estreou na F1 há 15 anos, largou do 19º lugar, conforme o g1. O alemão ganhou oito colocações só na largada e contou, ainda, com os abandonos, para manter-se na zona de pontuação — cinco, ao todo.
Os pit stops dos rivais ajudaram a abrir caminho e, nas últimas voltas, o alemão de 37 anos ainda segurou um Lewis Hamilton de pneus macios, mais rápidos. Esse foi o primeiro pódio da Sauber desde o GP do Japão de 2012, quando Kamui Kobayashi chegou em terceiro lugar.
Nico era o piloto com mais GPs disputados sem alcançar o pódio na F1; o ranking agora é liderado pelo ex-Sauber Adrian Sutil, que em 128 largadas, nunca terminou no top 3. Bortoleto, por sua vez, não passou da volta 5: com a pista molhada, o calouro da Sauber rodou e bateu na curva 2 de Silverstone.
Norris já possuía dois pódios correndo em casa e chegou em segundo lugar na edição 2023 da prova, mas até então, a vitória em Silverstone ainda era um desejo a ser alcançado. Ele herdou a liderança graças a uma punição imposta a Piastri por frear excessivamente atrás do safety car; o australiano chegou a comandar boa parte da prova após ultrapassar o pole position Max Verstappen.
O holandês era quem ocupava a última vaga do pódio até rodar e despencar na classificação; mesmo assim, recuperou cinco posições e chegou em quinto lugar, atrás de um Hamilton que ficou fora do pódio correndo em casa pela primeira vez na última década.
Resultado
LANDO NORRIS (McLaren) – 1h37m15s735
OSCAR PIASTRI (McLaren) +6s812
NICO HULKENBERG (Sauber) +34s742
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +39s812
MAX VERSTAPPEN (RBR) +56s781
PIERRE GASLY (Alpine) +59s857
LANCE STROLL (Aston Martin) +1m00s603
ALEXANDER ALBON (Williams) +1m04s135
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +1m05s858
GEORGE RUSSELL (Williams) +1m10s674
OLIVER BEARMAN (Haas) +1m12s095
CARLOS SAINZ (Williams) +1m16s592
ESTEBAN OCON (Haas) +1m17s301
CHARLES LECLERC (Ferrari) +1m24s477
YUKI TSUNODA (RBR) +1 volta.
Abandonaram: Kimi Antonelli (Mercedes), Isack Hadjar (RB), Gabriel Bortoleto (Sauber), Liam Lawson (RB) e Franco Colapinto (Alpine).
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***