Pular para o conteúdo
Esportes

João Fonseca vence dinamarquês na estreia em Madri em seu retorno ao circuito

João Fonseca voltou aos torneios com uma tranquila vitória nesta quinta-feira, no Masters 1000 de Madri
Agência Estado -
João Fonseca se despede do Grand Slam 2025
(Foto: Reprodução/X)

Após um mês afastado do circuito, João Fonseca voltou aos torneios com uma tranquila vitória nesta quinta-feira, no Masters 1000 de Madri. O tenista de 18 anos superou o dinamarquês Elmer Moller, 114º do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, e avançou à segunda rodada no torneio espanhol.

Fonseca dominou o rival, que veio do qualifying, desde os primeiros games. Esbanjou precisão nos golpes no fundo de quadra e eficiência em todos os fundamentos, além de se mostrar à vontade na quadra central do complexo, a Manolo Santana Stadium, também conhecida como “Caixa Mágica”.

A partida desta quinta também marcou o número 1 do Brasil ao torneio onde fez sua e obteve sua primeira vitória num Masters 1000, no ano passado. Desta vez, ele compete no saibro de Madri com novo status, após brilhar nos primeiros meses da temporada, com direito ao seu primeiro título de nível ATP, em Buenos Aires, em fevereiro.

Na segunda rodada do Masters de Madri, o brasileiro enfrentará o americano Tommy Paul, 12º do mundo e dono de quatro títulos no circuito. Por ser o 11º cabeça de chave, Paul estreará direto nesta rodada. O americano de 27 anos, que já foi 9º do ranking, e o brasileiro nunca se enfrentaram.

A vitória desta quinta não deve alterar o ranking do brasileiro. Ao avançar a segunda rodada, o atual 65º do mundo defendeu o pontos conquistados na primeira rodada do Masters de Madri do ano passado. Se vencer mais uma partida, ele deve se aproximar do Top 50 – sua melhor colocação é a 59ª.

A estreia em Madri marca o retorno de Fonseca ao circuito após um mês. Ele não competia desde o fim de março, quando caiu na terceira rodada do Masters de Miami, nos Estados Unidos. Neste período, o brasileiro tirou uma semana de férias, cuidou da sua saúde mental e se preparou para a gira de saibro na , que culmina com Roland Garros, no fim de maio.

A partida, na quadra central, começou com trocas intensas de bola no fundo de quadra e ligeira superioridade do brasileiro. Ele aproveitou uma das primeiras chances para quebrar o saque do adversário e fazer 2/1. Fonseca disparava bolas vencedoras de diferentes cantos da quadra enquanto o dinamarquês sucumbia ao nervosismo e errava golpes fáceis.

O jovem carioca obteve sua segunda quebra no sétimo após acumular seguidos break points desperdiçados: 5/2. Em um jogo de poucas variações, afora um pontual “drop shot” de Fonseca, o set foi resolvido pela maior precisão do brasileiro nas bolas mais profundas.

O segundo set foi mais equilibrado. Moller elevou seu nível de jogo e passou a cometer menos erros. O dinamarquês surpreendia com uma característica incomum no circuito: era mais eficiente com seu backhand (esquerda) do que com seu forehand (direita). Mesmo assim, Fonseca seguia melhor e se impôs no saque do adversário no quinto game: 3/2.

Com a vantagem no placar, o brasileiro passou a jogar ainda mais solto. Confirmou seus games de saque com contundência, faturou mais uma quebra de saque e assegurou sua 10ª vitória no circuito da ATP nesta temporada. Fonseca terminou a partida com 16 bolas vencedoras, contra 10 do rival dinamarquês. E cometeu 25 erros não forçados, três a menos que Moller.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura de Jardim contrata agência de publicidade por R$ 1 milhão

Projeto vetado há 7 anos previa mensalidade de monitorados por tornozeleira em MS

Lula defende união de países da América do Sul para atuar contra “extremismos”

Time do Al-Hilal que jogou na copa do mundo de clubes

Al-Hilal anuncia desistência da Supercopa Saudita após o Mundial para descansar seus jogadores

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Presidente do Corinthians não pensa em demitir Dorival: ‘Está prestigiado’

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Existem modelos tão raros, exclusivos e personalizados que nem mesmo um bilhete premiado da Mega-Sena seria suficiente para comprá-los.

Polícia

Jovem pede ajuda em UPA horas após ser baleado em conveniência

PM foi acionada para apurar o caso após o jovem dar entrada na UPA na tarde desta segunda-feira (21)

Mundo

Queda global do dólar e sinal de que Brasil não retaliará EUA impulsionam real

Moeda brasileira ficou em alta, mas não suficiente para reparar a perda de 2% neste mês

Esportes

Rafinha chora ao anunciar a aposentadoria: ‘Hoje anuncio oficialmente o fim da minha carreira’

Lateral atuou no Bayern de Munique, Flamengo, Grêmio e São Paulo