Pular para o conteúdo
Esportes

Internacional jogará com portões fechados no Brasileirão Feminino até o julgamento por racismo

No último jogo, uma atleta da categoria de base do time gaúcho arremessou uma banana no banco de reservas do Sport
Agência Estado -
Reprodução/ TV Brasil

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou liminar da Procuradoria de Justiça Desportiva do tribunal e puniu o Internacional por ato de conotação racista. O time gaúcho terá de jogar com portões fechados no Campeonato Brasileiro Feminino, como mandante, até o julgamento do colegiado do STJD.

Na segunda-feira, um pedaço de banana foi arremessado em direção ao banco de reservas do time feminino do Sport, da arquibancada do estádio do Sesc Campestre, em , em partida de mando do Inter, pela terceira rodada do Brasileirão Feminino. O jogo estava nos acréscimos do segundo tempo quando jogadoras no banco do Sport apontaram a situação para a arbitragem, que recolheu o pedaço da fruta para registrar na súmula.

O diretor de feminino do Sport, Alessandro Rodrigues, registrou um boletim de ocorrência. O clube pernambucano repudiou a ação, a qual definiu como “covarde e racista” e disse aguardar “os desdobramentos do caso, incluindo a responsabilização do envolvido”.

Duas horas depois do ocorrido, a CBF emitiu nota condenando o ato e pedindo uma punição rigorosa aos responsáveis. A Procuradoria do STJD enviou o caso à presidência do Tribunal, por meio de liminar, sinalizando pela punição preventiva ao Internacional, o que foi decidido no início da tarde desta terça-feira.

“O futebol brasileiro agiu rápido no combate ao racismo. Em pouco mais de 12 horas, a Justiça Desportiva já proferiu uma decisão dura, colocando o Internacional para jogar com portões fechados até o que o caso seja julgado. Em casos de racismo a CBF sempre se antecipa e vai propor punições preventivas contra os racistas. Desta vez não foi diferente”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

AUTORA IDENTIFICADA

Em nota, o Internacional afirmou que “conduziu uma apuração rigorosa que levou à identificação da pessoa envolvida e está tomando todas as medidas cabíveis”. De acordo com o clube gaúcho, uma atleta das categorias de base do clube, de 18 anos, foi a responsável por arremessar o pedaço de banana no banco de reservas do Sport. A jogadora teve seu contrato rescindido.

“Infelizmente, aconteceu um gesto que partiu de uma atleta da base recém-chegada Internacional. Ontem à noite ela foi comunicada do seu desligamento e hoje pela manhã foi efetivada a rescisão do contrato, era um contrato ainda de formação”, afirmou Ivandro Morbach, vice-presidente do Conselho de Gestão da agremiação colorada, ao site ge. “Uma resposta na hora do clube que não tolera, não relativiza, não normaliza qualquer episódio que fere de morte os valores do Internacional.”

O caso acontece em meio a uma crescente no debate sobre racismo no futebol. O estopim foi o caso sofrido por Luighi, do , em partida da Libertadores Sub-20, em Assunção, no . Desde então, a Conmebol foi criticada por clubes brasileiros e pela CBF.

A entidade sul-americana anunciou, na última semana, uma força-tarefa contra o racismo, a discriminação e a violência, encabeçada por Ronaldo Fenômeno, a antiga secretária geral da Fifa, Fatma Samoura, e o presidente da FIFPro, Sergio Marchi

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motorista bate em dois carros estacionados e foge na Vila Silva Regina

Dólar tem leve alta em dia de anúncio de tarifas recíprocas por Trump

Daniel Júnior vence eleição para presidência da UCV-MS e promete revitalização e auditoria

Organizador de evento diz que ciclista sofreu infarto durante prova em MS

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Familiares procuram por idoso que desapareceu há uma semana em Miranda 

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians é frágil na defesa, perde para o Huracán e encerra período invicto em Itaquera

Perderam por 2 a 1 para o Huracán

Polícia

Jovem de 23 anos foi espancado até a morte por quatro pessoas em Naviraí

Dois outros adolescentes, de 14 e 17 anos, foram identificados por participação no crime

Economia

CNI: Tarifa de 10% sobre produtos brasileiros nos EUA preocupa

Na viagem promovida pela CNI em maio, os empresários brasileiros esperam se reunir com representantes da indústria e do governo americano

Polícia

Acusada de matar mulheres, bebê e carbonizar corpos tem prisão preventiva decretada

Autora dos três assassinatos ocorridos com requintes de crueldade na madrugada desta segunda