Muita coisa aconteceu na rodada do futebol europeu na última terça-feira (1º) e nesta quarta (2). Nas principais ligas europeias, as copas nacionais entram em sua reta final, com exceção da Inglaterra, que já teve o Newcastle como campeão no mês passado. Confira aqui um resumo dos destaques do futebol europeu:
El Clássico na final
Na Espanha, um dos maiores clássicos do mundo definirá o grande campeão da Copa del Rey.
O Real Madrid venceu a Real Sociedad na última terça-feira (1º) em um jogo emocionante. Após vitória madrilenha no jogo de ida, por 1 a 0, os merengues só precisavam do empate em casa para avançar. No entanto, os visitantes foram que abriram o placar. A joia brasileira Endrick empatou ainda no primeiro tempo, com um golaço de cobertura, depois de passe de trivela de Vinícius Jr.
Na segunda etapa, Alaba fez contra, e Oyarzabal fez o terceiro da Sociedad, já aos 35 do segundo tempo. Porém, em jogadaça de Vini, Bellingham diminuiu e deixou o agregado empatado novamente. Tchouaméni, aos 41, fez 3 a 3, e estava classificando o Madrid, se não fosse por mais um gol de Oyarzabal, nos acréscimos, levando o jogo para a prorrogação.
Já na segunda metade do tempo extra, Rüdiger, de cabeça, fez o 4 a 4 e garantiu a vaga para a grande final.
Enquanto isso, o rival Barcelona eliminou o Atlético de Madrid nesta quarta (2), depois de vitória por 1 a 0, e 5 a 4 no agregado. O gol foi marcado no primeiro tempo por Ferrán Torres, depois de grande passe do jovem Lamine Yamal.
A competição terá o El Clássico na final após 11 anos. Na temporada 13/14, o Real venceu o Barça por 2 a 1, quando também era treinado por Carlo Ancelotti.
Finais de Pokal e Coupe de France definidas
Na Alemanha e França, as finais das copas também foram definidas, em jogos únicos. Enquanto na França há o PSG como grande vencedor e favorito, times de menor expressão podem ser coroados na Alemanha.
Na terça, o Arminia Bielefeld protagonizou uma das grande zebras do futebol ao eliminar o atual campeão alemão Bayer Leverkusen. A modesta equipe da terceira divisão alemã venceu, de virada, por 2 a 1, e pode conquistar seu primeiro título da Pokal.
Do outro lado, o Stuttgart bateu o Leipzig, nesta quarta, por 3 a 1, e também avançou à final. O clube já possui três títulos da competição, mas pode encerrar um jejum de 18 anos sem levantar nenhum troféu de expressão.
Enquanto isso, na França, o PSG derrotou o Union Sportive du Littoral de Dunkerque, da segunda divisão, e vai à mais uma decisão. O time até saiu atrás, mas conseguiu a virada e venceu por 4 a 2, com gol do brasileiro Marquinhos.
Do outro lado, o Stade de Reims venceu o Cannes, da quarta divisão, e fará a decisão contra os parisienses. A equipe, que tem dois troféus da copa, não vence o campeonato há mais de 70 anos, e terá a chance de voltar a erguer a taça.
Clássico de Milão empatado nas semis
Já na Itália, a copa ainda não concluiu a fase de semifinais. Nesta quarta, o Derby dela Madonnina, entre Milan e Inter de Milão, terminou empatado em 1 a 1, na partida de ida de uma das semis. Abraham abriu o placar para os rossoneros na primeira etapa, e Çalhanoglu empatou para a Inter. A partida de volta está prevista para daqui três semanas, no dia 23 de abril.
Na outra disputa, o Bologna venceu e encaminhou a vaga contra o Empoli. Orsolini e Dallinga, duas vezes, fizeram os gols da vitória por 3 a 0 fora de casa. O jogo de volta deverá ocorrer no dia 24 de abril e definir a grande final.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!