Silvania Lopes, de 45 anos, venceu todos os desafios e foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada da Maratona de Campo Grande neste domingo (6). “Infelizmente, meus treinos são precários, porque eu trabalho o dia todo na limpeza de um colégio lá em Ivinhema. Meu tempo é muito pouco, mas eu aproveito sempre para treinar”, afirmou a corredora.
Esta é a segunda vitória de Silvania na Maratona de Campo Grande. Em 2023, na primeira vez correndo uma prova de 42 km, ela foi a vencedora da competição. Já no ano passado, Silvania ficou em 6° lugar na prova. “Em 2024, me deu uma dor no km 23 e foi difícil para mim. Neste ano, voltei com tudo, muita guarra e muita força. Vim pensando em fazer o meu melhor e fiz”.
Outro desafio da atleta é o alto custo das viagens para participar de competições como esta. Por isso, Silvania Lopes conta com o apoio de amigos e familiares para dividir os custos. Neste ano, ela cruzou a linha de chegada com um desses amigos. “A gente sempre vai junto para as provas, para cortar os gastos, porque é muito difícil participar. A gente se une para as viagens ficarem mais em conta”, disse a corredora.
Prova masculina
Franck Caldeira, atleta olímpico de 42 anos, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na prova principal da Maratona de Campo Grande na manhã deste domingo (6). Ele quebrou o tempo recorde do percurso ao correr 42 km em 2 horas, 25 minutos e 31 segundos. Franck é natural de Sete Lagoas (MG), mas mora em Bonito, no interior de Mato Grosso do Sul. “Venci as dificuldades, medos e desafios para cruzar em primeiro lugar”, comemorou o campeão.
A largada da maratona foi às 5h e Franck Caldeira chegou às 7h25. “Eu não esperava essa marca. Eu esperava terminar com 2h28, que já quebraria o recorde, mas estava mais concentrado em vencer — o recorde é um segundo objetivo”, afirma o corredor, que já foi vencedor da Corrida de São Silvestre de 2006, em São Paulo, e medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.
Ano que vem tem mais
Kassilene Cardadeiro, organizadora da Maratona, já deixou o convite para a prova de 2026, que deve acontecer também no primeiro domingo de julho. “Quero fazer uma convocação para a cidade de Campo Grande: se cada um que veio aqui chamar um amigo, nós vamos bater 10 mil corredores”. Em 2025, a prova teve 4.552 participantes.
Ela comenta que a organização não se preocupa apenas com os atletas de elite, como Franck, mas também com os amadores, que são 95% do público. “A gente quer dar esse conforto para o atleta, né? Esse ano a gente inovou, temos banheiro em todos os pontos de hidratação e isotônico também. Queremos realmente oferecer a melhor estrutura.”
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***