A seleção de Mato Grosso do Sul enfrentou uma longa viagem de 30 horas de ônibus para participar da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê e da seletiva nacional para o Sul-Americano. As competições acontecem entre 25 e 30 de março na cidade de Macaé-RJ e contam com atletas de diversas categorias e de todo o País.
Na quinta-feira (27), veio o primeiro resultado positivo para MS. O atleta Thomas Ryu Kobayashi [@thomasryu_karate], de Três Lagoas, garantiu sua classificação para o Campeonato Sul-Americano na categoria Cadete (14/15 anos) peso -52 kg. Thomas já possui duas medalhas em Sul-Americanos anteriores e coleciona títulos nacionais e estaduais.
Além dele, Julio Garcia também obteve classificação para o Sul-americano, na modalidade kata, integrando a seleção brasileira Sub-21. A delegação sul-mato-grossense conta ainda com mais 44 atletas inscritos, além de técnicos de várias cidades do interior do estado e da capital.
Até o final desta sexta-feira (28) outros atletas podem alcançar a classificação na seletiva e, consequentemente, vaga na seleção brasileira.
A delegação tem como diretor técnico de seleções da Federação o professor Arani Franco de Jesus. Além dele, diversos outros professores estão na competição, como Alcileia Costa, Edson Resende, Luciano dos Santos, Francisco Maia, Rafael Bernadelli e Vanessa Mota.
30 horas de viagem
A viagem foi realizada em um ônibus fretado, com apoio financeiro parcial da Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul (FKMS).
O trajeto iniciou em Campo Grande, com uma parada em Três Lagoas para embarque do restante da equipe, e seguiu direto para Macaé, com pausas somente para refeições.
“Foram 30 horas de viagem. Saímos de Campo Grande meia-noite do dia 22 para o dia 23 e chegamos aqui no dia 24, às 6h30 da manhã. O ônibus fez paradas apenas para jantar, café da manhã, almoço e jantar novamente”, relatou a mãe de um dos atletas.
Após a seletiva, tem início hoje o Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê 2025, onde a equipe de MS buscará novas conquistas em diversas categorias, desde Sub-8 até Sênior. A disputa segue até o dia 30 de março.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!