Diversos veículos esportivos de Mato Grosso do Sul emitiram notas de repúdio às declarações do técnico do Operário, Raphael Pereira, feitas após a partida contra o Uberlândia no último sábado (12).
Em tradicional entrevista coletiva pós-jogo, o treinador foi questionado sobre ter mudado o esquema tático da equipe, já que vencia por 1 a 0 no primeiro tempo, e optou pela mudança da formação. “Você precisa acompanhar o dia a dia nosso, tá?”, respondeu Raphael. Ainda, ele destacou e enalteceu o elenco e o trabalho que faz a diretoria e presidência do clube, sem responder diretamente à pergunta.
O treinador também relatou as dificuldades que o Operário enfrenta, com o baixo investimento em relação aos adversários, e afirmou que poderia receber mais apoio de outros órgãos públicos ou privados. Na pergunta seguinte, outro repórter falou sobre os problemas estruturais do time, já citados pelo ex-treinador, Leocir Dall’Astra, responsabilidades da equipe mandante, como segurança e qualidade do gramado.
Na sequência, ele perguntou se Raphael tinha a intenção de conversar com o presidente do clube, o coronel Nelson, para melhorar a segurança e arbitragem da partida. Porém, o técnico perguntou o nome do jornalista e disse que ele já havia “cornetado” Raphael com apenas dois dias de trabalho.
“Inclusive não queria nem falar com você porque seus comentários são ridículos”, disse o treinador. O jornalista perguntou então se Raphael queria que ele se retirasse da coletiva, que respondeu que sim, e o repórter assim o fez.
Nas redes, a página Futeba Raiz, juntamente dos repórteres envolvidos no episódio, emitiu uma nota de repúdio contra as falas do treinador.
“O Futeba Raiz reforça o respeito pela liberdade individual e de imprensa, que são fatores que totalmente devem ser respeitados. Também nos solidarizamos aos colegas atacados pela resposta totalmente mal-educada do treinador, e esperamos que o mesmo treinador se retrate.” Confira o post com o momento das perguntas:
A ArquibancadaMS também se manifestou contra às declarações e destacou o papel da imprensa no esporte. “O papel da imprensa esportiva é fundamental para a valorização, divulgação e crescimento do futebol sul-mato-grossense. Atitudes hostis como a demonstrada pelo treinador não apenas desrespeitam profissionais sérios e comprometidos com a verdade, como também mancham a imagem da instituição que representa”, publicou em nota.
O veículo EsporteMS emitiu um posicionamento e afirmou que “o tom e a postura adotados pelo treinador destoaram da civilidade que deve pautar qualquer relação entre imprensa e agentes esportivos.”
A reportagem entrou em contato com o presidente do Operário, o coronel Nelson, que disse não ter entendido a atitude como desrespeito aos profissionais. Ele afirmou que o treinador estava “no calor do momento”, e a maneira como respondeu à primeira pergunta foi sua forma de se expressar. Já sobre o questionamento do segundo repórter, o presidente disse que não ficou sabendo da pergunta.
A assessoria do clube informou ao Jornal Midiamax que não irá se manifestar sobre o ocorrido, assim como reforçado pelo presidente Nelson.
*Matéria editada para acréscimo de informação às 11:03
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***