Pular para o conteúdo
Esportes

Com polêmica, Thiago Wild perde do 19º do mundo, e França abre 2 a 0 na Copa Davis

Thiago Wild foi derrotado por 2 a 0
Agência Estado -
(Foto: Tennis Australia)

Número um do Brasil e 76 do mundo, Thiago Wild fez um segundo set equilibrado com Arthur Fils, 19º do ranking, neste sábado, pela fase classificatória da Copa Davi, mas foi derrotado por 2 a 0, parciais de 6/1 e 6/4, em 1h07min. O jogo foi marcado por decisões polêmicas da arbitragem e, no cumprimento na rede após o jogo, Wild questionou o rival que não apontou um suposto erro do árbitro.

Jogando em casa, em quadra dura e coberta em Orléans, a abriu 2 a 0 e precisa de uma vitória em três jogos neste domingo para avançar à segunda rodada da Copa Davis, na briga por um lugar na etapa final da competição, em novembro. Na partida que abriu o confronto, João Fonseca foi derrotado por Ugo Humbert.

Após ter o saque o quebrado duas vezes no primeiro set e ver o rival fechar o primeiro set em 6/1, Wild travava uma disputa bastante equilibrada na segunda parcial, que avançou sem quebras de serviço até o nono . Pressionado, Wild salvou três break points na sequência. Na quarta chance que o francês teve para derrubar o saque do adversário o lance foi definido na rede.

Fils rebateu em direção ao brasileiro, que desviou. A bola foi para fora, mas o árbitro marcou que ele havia tocado em Wild, que protestou muito e pediu que Fils dissesse que não houve o toque. O francês acatou a decisão do árbitro. O capitão brasileiro, Jaime Oncins, também reclamou com o juiz, mas a decisão foi mantida, e Fils abriu 5 a 4 e tinha o saque para fechar o jogo.

No décimo game, nova polêmica. No 30 a 30, o árbitro considerou que o brasileiro desafiou uma bola, o que foi negado por Wild, que prosseguiu na jogada. O vídeo mostrou que a bola foi dentro, o que deu o match point para Fils. Na sequência o francês fechou o jogo e fez 2 a 0 para França.

Na rede, ao cumprimentar o rival, Wild o questionou por não ter falado que ele não havia tocado na bola no nono game. Fils não gostou, e eles discutiram. Antes da entrevista em quadra, o francês foi vaiado pela torcida brasileira.

O Brasil precisa vencer os três jogos neste domingo, começando com Rafael Matos e Marcelo Melo contra Benjamin Bonzi e Pierre Hugues Herbert. Na sequência jogam Wild contra Ugo Humbert. João Fonseca fecha o confronto com Fils. Se perder alguma partida, o Brasil vai para a repescagem da Davis.

O primeiro set entre João Fonseca e Ugo Humbert foi intenso e equilibrado, com quase 50 minutos de disputa acirrada. O brasileiro começou demonstrando certa ansiedade, mas rapidamente se ajustou, impondo um jogo agressivo com saques potentes e forehands precisos. Fonseca conquistou um ace, mas cometeu duas duplas faltas, mostrando momentos de oscilação.

Apesar disso, manteve-se competitivo contra o francês, atual top-15 do mundo, levando o set a uma reta final emocionante. Quando Humbert alcançou seu primeiro set point, a equipe brasileira solicitou uma revisão de bola decisiva que havia sido dada como fora. A checagem, no entanto, confirmou que a bola foi dentro, dando uma sobrevida a João Fonseca, que buscou o 5/5. Apesar da reação do adversário, Humbert se manteve firme e aproveitou momentos de tensão do adversário para fechar o set por 7/5 e sair em vantagem na partida.

No segundo set, Ugo Humbert manteve o ritmo agressivo e assumiu o controle da partida, enquanto João Fonseca enfrentou dificuldades para acompanhar o alto nível imposto pelo francês. O brasileiro iniciou o set tentando se manter competitivo, mas perdeu o serviço logo no quarto game, o que permitiu ao adversário abrir vantagem no placar.

Humbert, sólido no fundo de quadra e eficiente nas subidas à rede, não deu brechas para Fonseca reagir. O francês explorou os momentos de instabilidade do brasileiro, que passou a cometer mais erros não-forçados, principalmente em tentativas de aceleração com o forehand. Mesmo com o apoio da torcida brasileira, Fonseca não conseguiu reverter o cenário. Com isso, o número 15 do mundo precisou apenas confirmar os serviços para abrir vantagem na série.

O Brasil vai tentar igualar o duelo com Thiago Wild, que enfrenta Arthur Fils, número 19 do mundo, em partida prevista para este sábado, às 13h, horário de .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
reborn

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

bolsonaro operação pf meme

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

poeira

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Últimas Notícias

Famosos

Acredite, é ele: Cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

Dá pra acreditar? Vivendo uma pausa na carreira, o cantor Jão, de 30 anos, surgiu completamente irreconhecível esta semana. De barba cheia, óculos de grau, cabelos escuros e uma feição muito diferente da que apresentava até poucos meses atrás, o artista apareceu com um visual surpreendente que em nada lembra a figura que subia aos … Continued

Política

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Há possibilidade da ministra disputar uma cadeira no Congresso Nacional por São Paulo

Cotidiano

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Evento buscou apoio para comunidades quilombolas se desenvolverem economicamente com autonomia

Política

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

A informação foi concedida pelo deputado federal Vander Loubet (PT) ao Midiamax