Com atuação dominante e gols de diferentes protagonistas, a Seleção Brasileira não deu chances ao Uruguai e garantiu vaga na grande final da Copa América Feminina 2025. A vitória por 5 a 1 nesta terça-feira (29), em duelo de semifinal, refletiu o controle total da equipe comandada por Arthur Elias, que agora reencontra a Colômbia na decisão.
As duas seleções finalistas da Copa América garantiram também a participação nos próximos Jogos Olímpicos, em Los Angeles, em 2028.
Logo nos primeiros minutos, o Brasil mostrou a que veio. Amanda Gutierres abriu o placar aos 11 minutos, com assistência de Marta. Dois minutos depois, foi a vez de Gio Queiroz ampliar, após jogada de Fátima Dutra. Aos 27, Marta converteu pênalti e levou o placar a 3 a 0 ainda no primeiro tempo.
O Uruguai ensaiou reação na volta do intervalo, com gol contra da zagueira brasileira Isa Haas, aos 51 minutos. Mas a esperança das celestes foi rapidamente enterrada: em seguida, a atacante Yamila Mariana Domelles Alves recebeu dois cartões em menos de dois minutos e foi expulsa, deixando o Uruguai com uma a menos aos 58 minutos.
Com espaço, o Brasil aproveitou para ampliar. Amanda Gutierres marcou seu segundo gol na partida aos 65 minutos, e Dudinha fechou a conta aos 86, após assistência de Duda.
Além da eficiência ofensiva, a Seleção demonstrou domínio em campo: foram 22 finalizações, 69% de posse de bola e o dobro de passes em relação às adversárias (292 a 131). A equipe também apresentou maior precisão nos toques (75% contra 44%).
Goleada com múltiplos destaques
Amanda Gutierres brilhou com dois gols e participação ativa no ataque. Marta, mesmo saindo no segundo tempo, foi importante com gol e assistência. Já Dudinha, que entrou no intervalo, também deixou o dela, coroando a força do banco de reservas brasileiro.
Do lado uruguaio, destaque negativo para a indisciplina: foram quatro cartões amarelos e um vermelho, além de falhas defensivas que facilitaram a vida da seleção brasileira.
Com a vitória, o Brasil garante vaga na final e reencontra a Colômbia, única seleção a impedir uma vitória brasileira na fase de grupos.
Gols da partida:
- Amanda Gutierres (11′ e 65′)
- Giovanna Queiroz (13′)
- Marta (27′, pênalti)
- Isa Haas (gol contra, 51′)
- Dudinha (86′)
Cartões:
- Vermelho: Yamila Alves (URU)
- Amarelos: Wendy Carballo, Daiana Farías, Agustina Sánchez e Yamila Alves (URU); Isa Haas e Kaka (BRA)
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***