Pular para o conteúdo
Esportes

Brasil abre domingo com pódios nos Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção

A competição que acontece entre 9 e 17 de agosto de 2025, reune mais de 4.000 atletas de 42 modalidades
Vinicios Araujo -
Brasileiros se destacaram nos esportes urbanos neste domingo, em Assunção. Foto: Jogos Panamericanos Júnior

Neste domingo (10), o Brasil brilhou em diferentes frentes na segunda edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior ASU2025, em Assunção, com pódios e recordes.

No skate, Filipe Mota foi o grande nome do masculino ao alcançar 171,37 pontos, seguido por Matheus João de Almeida Mendes (155,38), enquanto María Lucia garantiu o segundo lugar no feminino, com 113,02 pontos.

Na natação, o brasileiro Guilherme Camosatto quebrou o recorde pan-americano juvenil dos 100 metros peito com 1min02s13, superando a marca de Cali-2021, antes de ser ultrapassado por rivais minutos depois.

Os Jogos Pan-Americanos Júnior têm sua segunda edição realizada em Assunção, Paraguai. A competição que acontece entre 9 e 17 de agosto de 2025, reune mais de 4.000 atletas de 42 modalidades e busca além de revelar talentos do continente, garantir os competidores classificados para os Jogos Pan-Americanos de 2027.

Mais sobre o domingo

O dia de competições começou com as fases classificatórias do esporte urbano no Comitê Olímpico Paraguaio.

No feminino, a americana Poe Pinson liderou com 121,11 pontos, e María Lucia ficou com a prata provisória, seguida por sete classificadas do segundo grupo e a argentina Morena Abril Domínguez, única do primeiro grupo a avançar (66,43).

No masculino, além de Filipe Mota e Matheus Mendes, o americano Lazer Crawford somou 150,87 e ficou em terceiro. Os oito melhores de cada categoria disputam as medalhas nesta segunda-feira, a partir do meio-dia, no Parque Olímpico de Luque.

BMX Freestyle fez sua estreia oficial

O BMX Freestyle fez sua estreia oficial na manhã deste domingo nos Jogos Pan-Americanos JúniorASU2025.

A chilena Catalina Henríquez dominou a primeira fase com média de 61,67 pontos, seguida pela mexicana Sofía Báez (45,50) e Valeria Segura (36,50).

A brasileira Luna Navarro fechou com 25,50 pontos. Na segunda fase, a colombiana Queen Villegas venceu com 82,50 pontos, à frente da irmã Lizsurle Villegas (78,50) e da chilena Antonelle Pastene (29,84). No masculino, o colombiano Saúl Hernández marcou 81,00 pontos, superando o chileno Ismael Arroyo (63,34) e Dannis Jiménez (41,83).

A rodada seguinte teve liderança de Víctor Martínez, de Honduras (25,34), seguido por Valentino Villalba, da Argentina (25,33).

Remo tem destaque chileno e paraguaio

Na Baía de Assunção, o remo garantiu emoção logo cedo. A paraguaia Nicole Martínez conquistou a primeira medalha de ouro do país no single skiff, superando Felipa Rosas, do Chile, e Cloe Callorda, do Uruguai.

Martínez voltou ao pódio para levar a prata no quatro sem timoneiro feminino (W4-) com Fiorella Rodriguez, Agustina Lopez e Lucia Martínez.

O Chile brilhou com dois ouros Rodrigo Paz e Pedro Labatu no double scull e a equipe feminina de W4- formada por Emilia Rosaa, Emily Serandour, Emilia Liewald e Camila Cofré.

Colômbia levou no ciclismo

No ciclismo de estrada, a Colômbia confirmou o favoritismo no contrarrelógio.

Natalia Garzón foi campeã dos 23 km com 36min43s32, e Samuel Florez Garcés venceu a prova masculina em 49min09s13, seguido pelo mexicano José Antonio Prieto de Luna (49min23s25) e pelo colombiano Juan Diego Quintero (49min40s02).

Na natação teve argentina comemorando!

A natação estreou no Centro Aquático Olímpico com quebras de recordes. Nos 400 metros livre feminino, a argentina Agostina Hein marcou 4min13s41.

Nos 100 metros peito feminino, Emily Silva Santos, do Panamá, cravou 1min08s55. No masculino, o brasileiro Guilherme Camosatto (1min02s13) superou a marca anterior, antes de o chileno Mariano Lazzerini (1min01s15) e o porto-riquenho Xavier Ruiz (1min00s80) baixarem o tempo na sequência.

No revezamento 4×100 livre masculino, Trinidad e Tobago fez 3min26s96, mas perdeu o recorde instantes depois para a Venezuela, com 3min23s88.

E no tiro com arco México levou a melhor

O tiro com arco começou com domínio mexicano nas equipes de compostos e recurvo, enquanto a norte-americana Kaylee Gurney liderou no individual composto feminino e Angela Ruiz, do México, no recurvo.

Bolívia, Colômbia e Chile também venceram rodadas.

O guatemalteco Esteban Tillit comemorou seu aniversário de 18 anos durante a competição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputado defende Hugo Motta em pressão por anistia e diz que Republicanos dialoga com todos

Derrota para o Avaí derruba técnico do Cuiabá logo após a partida

Equipe de Faustão atualiza estado de saúde do apresentador após passar por cirurgias

Sem CNH, homem bate em viatura da PM enquanto empinava moto em Sidrolândia

Notícias mais lidas agora

Justiça julga neste mês multas de R$ 184 mil contra Consórcio Guaicurus por atrasos de ônibus

pai paternidade

Existe jeito certo de ‘ser pai’? Sul-mato-grossenses relatam como encaram desafios da paternidade

Atropelamento

Homem é preso após matar esposa atropelada em Cassilândia

Com gol mais rápido do Brasileirão 2025, Vasco e Atlético-MG terminam no 1 a 1

Últimas Notícias

Brasil

Maioria dos brasileiros avalia que Lula não fez tudo para evitar tarifaço, aponta pesquisa

Até quem votou no petista (21%) em 2022 acredita que poderia ter sido empregado maiores esforços na contenção das tarifas

Mundo

Israel comunica morte de jornalista de TV estatal árabe e o acusa de integrar Hamas

As acusações foram contestadas por colegas e entidades internacionais

Brasil

Médicos especialistas têm até este domingo para se inscrever em programa do SUS

São 635 vagas imediatas e 1.143 para cadastro reserva, totalizando 1,7 mil vagas para médicos especialistas interessados no SUS

Polícia

Casal é alvo de pistoleiros no Parque do Lageado

Mulher sofreu ferimentos na cabeça e o rapaz no peito.