Pular para o conteúdo
Esportes

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012
Agência Estado -
Instagram/Botafogo

O Botafogo teve muita disciplina e entrega nesta quinta-feira para conquistar uma emblemática vitória por 1 a 0 sobre o impetuoso Paris Saint-Germain, campeão da Liga dos Campeões com goleada por 5 a 0 sobre a Inter de Milão e que vinha um 4 a 0 sobre o Atlético de Madrid no Mundial de Clubes. Igor Jesus foi o responsável pela alegria alvinegra no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, Califórnia, onde foi disputada a partida do Grupo B do torneio da .

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012, quando o Corinthians foi campeão mundial ao vencer o Chelsea por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero. Além de quebrar o jejum continental, o grupo comandado pelo técnico Renato Paiva chega aos seis pontos e fica na liderança da chave, pois já havia vencido o Seattle Sounders na .

A classificação ainda não está garantida, já que o PSG e o Atlético de Madrid, cada um com três pontos, também podem chegar aos seis na rodada final, mas está próxima. O time madrilenho é próximo adversário dos botafoguenses, em duelo marcado para as 16 horas (horário de ) de segunda-feira.

Foi laborioso para o Botafogo lidar com o poderio ofensivo do PSG, especialmente pelo lado direito da defesa, por onde o lateral Vitinho perdia aos montes os duelos travados com o georgiano Kvaratskhelia, soberano em suas investidas fulminantes Uma bela finalização, defendida por, John, no primeiro minuto de jogo, foi o presságio do tanto de trabalho que o atacante do time parisiense daria aos botafoguenses.

O time comandado por Renato Paiva se ajustou depois dos primeiros 15 minutos e passou a sofrer menos. Marcar Kvaratskhelia continuou sendo um problema, mas os demais setores estavam bem protegidos pela equipe carioca, bastante intensa e disciplinada taticamente. Teve sucesso em fechar os espaços, não à toa John trabalhava pouco.

O maior desafio que se apresentava ao Botafogo era manter a mesma pujança para continuar neutralizando os adversários. Essa não era, porém, a única preocupação. A equipe esperava a chance de um contragolpe e, quando a teve, inaugurou o placar com Igor Jesus, após bola enfiada por Savarino.

Mais confiante depois de ter ido ao intervalo em vantagem, o Botafogo se sentiu mais à vontade para arriscar mais na volta para o segundo e passou a explorar mais o campo de ataque, inclusive levando sustos à defesa parisiense. Apesar disso, não chegou a dominar as ações ofensivas e continuou tendo de fazer muito esforço para se proteger, entre eventuais chegadas perigosas do PSG.

Luis Enrique não estava satisfeito com o desempenho do time de Paris e mandou a campo Fabián Ruiz e João Neves, dupla geralmente titular que começou no banco, nos lugares de Hernández e Saire-Emery. Foi uma substituição quadrupla, também com as entradas de Nuno Mendes e Barcola nas vagas de Mayulu e Gonçalo Ramos.

As substituições não surtiram o efeito esperado. Os minutos finais mostraram um PSG muito presente no campo de ataque, mas sem tanta organização. Chutes de fora da área foram a principal alternativa para buscar o empate, que não veio.

FICHA TÉCNICA

PSG 0 X 1 BOTAFOGO

PSG – Donnarumma; Hakimi, Pacho, Lucas Beraldo e Lucas Hernández (Fabían Ruiz); Zaire-Emery (João Neves), Mayulu (Nuno Mendes) e Vitinha; Kvaratskhelia, Gonçalo Ramos (Barcola) e Doué (Lee Kang-In). Técnico: Luis Henrique.

BOTAFOGO – John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Allan (Newton), Gregore, Marlon Freitas e Savarino (Santiago Rodríguez); Artur (Montoro) e Igor Jesus. Técnico Renato Paiva.

GOL – Igor Jesus, aos 34 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Drew Fischer (CAN).

CARTÕES AMARELOS – Gregore e Cuiabano.

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Rose Bowl Stadium, em Pasadena (EUA).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Últimas Notícias

Cotidiano

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral das Favelas em Campo Grande

Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil

Esportes

Atlético de Madrid vence Seattle Sounders e vai decidir vaga no Mundial com o Botafogo

O resultado mantém o time espanhol vivo na briga por uma vaga

Trânsito

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Mulher está internada em estado grave

Cotidiano

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

No Brasil, padre Jesudhas se tornou vigário em Campo Grande em 1990