Pular para o conteúdo
Esportes

Bia Haddad passa aperto, mas desencanta na temporada com grande virada no Aberto da Austrália

Brasileira venceu a argentina Julia Riera por 2 sets a 1
Agência Estado -
Instagram/Bia Haddad

A brasileira Beatriz Haddad Maia colocou fim ao jejum de vitórias em simples na temporada nesta segunda-feira. Depois de três derrotas, a 17ª colocada do mundo sofreu, mas buscou uma dura virada na abertura do Aberto da Austrália, passando pela argentina Julia Riera em três sets, parciais de 4/6, 7/5 e 6/2 em batalha de 2h40.

Bia Haddad findou um início frustrante e preocupante de temporada, no qual não conseguiu se impor nos três jogos de simples realizados até então. A número 1 do Brasil perdeu seus duelos na United Cup para a chinesa Xingyu Gao e a alemã Laura Siegemund, além de se despedir na em Adelaide, contra a norte-americana Madison Keys. No torneio que precedeu o Aberto da Austrália, ao menos avançou até a final de duplas ao lado de Siegemund.

Na segunda rodada, a rival será a russa Erika Andreeva, que superou a chinesa Saisai Zheng, também nesta segunda-feira, parciais de 6/1 e 7/6 (8/6). No ano passado, a brasileira foi até a terceira rodada do primeiro Grand Slam do ano, quando acabou surpreendida pela russa Maria Timofeeva, caindo em dois sets. Agora, sonha em caminhar ainda mais distante.

Bia começou um tanto afoita na 1573 Arena, em Melbourne, querendo confirmar o favoritismo rápido diante da adversária que veio no qualificatório e ocupa somente o 146º lugar no ranking, e acabou cometendo alguns erros bobos no saque no início, com bola na rede e dupla falta. Nada que atrapalhasse, contudo.

‘Soltando o braço’, a brasileira buscava assumir rapidamente as ações do embate, mas esbarrava em uma aguerrida e vibrante argentina. Não demorou e os serviços começaram e entrar – bastava pressionar um pouco mais o saque de Riera. O sol estava a favor da brasileira, que logo assumiu o comando da partida com quebra no quinto . Intensa, a brasileira comemorou muito, de punho cerrado, virar para 3 a 2 com winner ( vencedor).

Como vem sendo recorrente na temporada, a 15ª cabeça de chave não soube manter a vantagem e viu Riera devolver a quebra a seguir e sacar para voltar à frente no placar. Bia não desconcentrou, respirou fundo e manteve-se na parcial, mesmo apertada no serviço.

Mas um apagão nos games decisivos acabou custando o primeiro set Bia tinha dois break points para voltar a quebrar e desperdiçou Riera se salvou e ainda aprontou no 10º game. A brasileira não aproveitou novo 40 a 15, agora no saque, abusou das falhas pelo excesso de nervosismo e acabou perdendo o set por 6 a 4.

Necessitando frear a empolgação da argentina, a brasileira voltou a falhar em break point na largada do segundo set. O estilo agressivo, porém, dava a impressão de uma nova tenista em quadra. O papo com o córner a fez mudar a estratégia.

A tenista paulista achou a maneira de jogar no saque. Faltava saber como ter calma para quebrar o serviço e crescer na parcial, causando incômodo à oponente. Riera estava com a confiança em alta e sempre andando na frente na parcial. Em repetição do primeiro set, Bia Haddad foi ao serviço no 10° game sob pressão de 5 a 4 contra. Sofrer a quebra era se despedir precocemente.

Bia fez seu ponto, com direito a grito de desabafo, e finalmente chegou ao break tão buscado. Logo em dose dupla e desperdiçados. Ainda falhou na terceira oportunidade. No game mais longo da partida, de quase dez minutos, a brasileira festejou a quebra na quarta oportunidade. E, depois de salvar cinco breaks, empatou o jogo com 7 a 5.

Em um imprevisível terceiro set, ter sangue frio seria decisivo. Riera começou a sofrer com a agressividade da brasileira, mas usava a técnica e a coragem para se manter no jogo. Cada uma com sua artimanha, a partida foi igual até 2 a 2 com os saques predominando. No quinto game, Riera parou na rede e sofreu a quebra, abrindo caminho para a virada de Bia Haddad.

Com gritos de “vamos, Bia”, a brasileira saiu do buraco de um 15 a 40 para abrir 4 a 2 no jogo. O semblante abatido da argentina refletia que não ter devolvido a quebra naquele game foi o ponto final na esperança de triunfar em seu primeiro Grand Slam da carreira. A tenista verde e amarelo se agigantou, quebrou novamente e depois serviu para voltar a celebrar uma vitória. De alívio e que seja do ressurgimento e da retomada para as grandes apresentações.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

Últimas Notícias

Polícia

Homem é sequestrado e mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Homem disse aos policiais que foi obrigado a fornecer as senhas de seus cartões

Polícia

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Anne Casaes foi apontada como uma das principais articuladoras do CV

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto