Pular para o conteúdo
Esportes

Bia Haddad passa aperto, mas desencanta na temporada com grande virada no Aberto da Austrália

Brasileira venceu a argentina Julia Riera por 2 sets a 1
Agência Estado -
Instagram/Bia Haddad

A brasileira Beatriz Haddad Maia colocou fim ao jejum de vitórias em simples na temporada nesta segunda-feira. Depois de três derrotas, a 17ª colocada do mundo sofreu, mas buscou uma dura virada na abertura do Aberto da Austrália, passando pela argentina Julia Riera em três sets, parciais de 4/6, 7/5 e 6/2 em batalha de 2h40.

Bia Haddad findou um início frustrante e preocupante de temporada, no qual não conseguiu se impor nos três jogos de simples realizados até então. A número 1 do Brasil perdeu seus duelos na United Cup para a chinesa Xingyu Gao e a alemã Laura Siegemund, além de se despedir na em Adelaide, contra a norte-americana Madison Keys. No torneio que precedeu o Aberto da Austrália, ao menos avançou até a final de duplas ao lado de Siegemund.

Na segunda rodada, a rival será a russa Erika Andreeva, que superou a chinesa Saisai Zheng, também nesta segunda-feira, parciais de 6/1 e 7/6 (8/6). No ano passado, a brasileira foi até a terceira rodada do primeiro Grand Slam do ano, quando acabou surpreendida pela russa Maria Timofeeva, caindo em dois sets. Agora, sonha em caminhar ainda mais distante.

Bia começou um tanto afoita na 1573 Arena, em Melbourne, querendo confirmar o favoritismo rápido diante da adversária que veio no qualificatório e ocupa somente o 146º lugar no ranking, e acabou cometendo alguns erros bobos no saque no início, com bola na rede e dupla falta. Nada que atrapalhasse, contudo.

‘Soltando o braço’, a brasileira buscava assumir rapidamente as ações do embate, mas esbarrava em uma aguerrida e vibrante argentina. Não demorou e os serviços começaram e entrar – bastava pressionar um pouco mais o saque de Riera. O sol estava a favor da brasileira, que logo assumiu o comando da partida com quebra no quinto . Intensa, a brasileira comemorou muito, de punho cerrado, virar para 3 a 2 com winner ( vencedor).

Como vem sendo recorrente na temporada, a 15ª cabeça de chave não soube manter a vantagem e viu Riera devolver a quebra a seguir e sacar para voltar à frente no placar. Bia não desconcentrou, respirou fundo e manteve-se na parcial, mesmo apertada no serviço.

Mas um apagão nos games decisivos acabou custando o primeiro set Bia tinha dois break points para voltar a quebrar e desperdiçou Riera se salvou e ainda aprontou no 10º game. A brasileira não aproveitou novo 40 a 15, agora no saque, abusou das falhas pelo excesso de nervosismo e acabou perdendo o set por 6 a 4.

Necessitando frear a empolgação da argentina, a brasileira voltou a falhar em break point na largada do segundo set. O estilo agressivo, porém, dava a impressão de uma nova tenista em quadra. O papo com o córner a fez mudar a estratégia.

A tenista paulista achou a maneira de jogar no saque. Faltava saber como ter calma para quebrar o serviço e crescer na parcial, causando incômodo à oponente. Riera estava com a confiança em alta e sempre andando na frente na parcial. Em repetição do primeiro set, Bia Haddad foi ao serviço no 10° game sob pressão de 5 a 4 contra. Sofrer a quebra era se despedir precocemente.

Bia fez seu ponto, com direito a grito de desabafo, e finalmente chegou ao break tão buscado. Logo em dose dupla e desperdiçados. Ainda falhou na terceira oportunidade. No game mais longo da partida, de quase dez minutos, a brasileira festejou a quebra na quarta oportunidade. E, depois de salvar cinco breaks, empatou o jogo com 7 a 5.

Em um imprevisível terceiro set, ter sangue frio seria decisivo. Riera começou a sofrer com a agressividade da brasileira, mas usava a técnica e a coragem para se manter no jogo. Cada uma com sua artimanha, a partida foi igual até 2 a 2 com os saques predominando. No quinto game, Riera parou na rede e sofreu a quebra, abrindo caminho para a virada de Bia Haddad.

Com gritos de “vamos, Bia”, a brasileira saiu do buraco de um 15 a 40 para abrir 4 a 2 no jogo. O semblante abatido da argentina refletia que não ter devolvido a quebra naquele game foi o ponto final na esperança de triunfar em seu primeiro Grand Slam da carreira. A tenista verde e amarelo se agigantou, quebrou novamente e depois serviu para voltar a celebrar uma vitória. De alívio e que seja do ressurgimento e da retomada para as grandes apresentações.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
reborn

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

bolsonaro operação pf meme

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

poeira

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Últimas Notícias

Famosos

Acredite, é ele: Cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

Dá pra acreditar? Vivendo uma pausa na carreira, o cantor Jão, de 30 anos, surgiu completamente irreconhecível esta semana. De barba cheia, óculos de grau, cabelos escuros e uma feição muito diferente da que apresentava até poucos meses atrás, o artista apareceu com um visual surpreendente que em nada lembra a figura que subia aos … Continued

Política

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Há possibilidade da ministra disputar uma cadeira no Congresso Nacional por São Paulo

Cotidiano

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Evento buscou apoio para comunidades quilombolas se desenvolverem economicamente com autonomia

Política

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

A informação foi concedida pelo deputado federal Vander Loubet (PT) ao Midiamax