Pular para o conteúdo
Esportes

Árbitro e VAR de pênalti polêmico em Palmeiras x São Paulo foram afastados pela CBF há 5 meses

Flávio Rodrigues foi afastado pela primeira vez em 2023
Agência Estado -
Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Protagonistas no pênalti polêmico de Arboleda em Vitor Roque, na partida entre x nesta segunda-feira, os árbitros Flávio Rodrigues de Souza e Rodrigo Guarizo já haviam sido afastados pela Confederação Brasileira de (CBF) em outubro de 2024, por erro em duelo entre Vitória e Fluminense pelo . A dupla ficou responsável pela arbitragem de campo e o VAR, respectivamente.

Em 2024, na 31ª rodada do Brasileirão, Flávio Rodrigues de Souza marcou dois pênaltis para o Vitória na partida, mas foi corrigido pelo VAR em apenas uma oportunidade. Na segunda, aos 44 minutos da etapa final, não foi ao monitor para rever a falta de Lima que derrubou Matheuzinho. Alerrandro cobrou e garantiu o triunfo dos rubro-negros por 2 a 1.

“O atacante vem para tocar a bola, o defensor vem e calça ele. Tem um tranco nas costas. Embaixo tem. Ele chega atrasado e chuta. Ele vai tocar a bola e acaba sendo atingido”, disse Guarizo, a Flávio, durante a revisão do lance. À época, o pênalti revoltou o presidente do Fluminense, que lutava contra o rebaixamento. Além deles, José Claudio Rocha Filho, assistente vídeo, também foi suspenso pela CBF.

Flávio ficou quatro rodadas afastado pela CBF e retornou para apitar uma partida do Brasileirão no mês seguinte, em duelo entre Atlético-MG e Juventude pela 36ª rodada. Guarizo, por sua vez, voltou uma rodada antes, na partida entre Juventude e , no Alfredo Jaconi.

Em 2025, Flávio Rodrigues de Souza trabalhou em nove partidas do Campeonato Paulista, entre elas o duelo entre Palmeiras e São Paulo, ainda pela primeira fase e que terminou no empate por 0 a 0. Guarizo, por sua vez, foi escalado em 13 partidas no Paulistão – e também esteve no primeiro clássico Choque-Rei desta temporada.

ÁUDIO DO VAR

A polêmica na partida entre Palmeiras e São Paulo ocorreu aos 43 minutos da etapa inicial. A defesa são-paulina saiu jogando errado dentro da área de defesa e a bola sobrou para o palmeirense Vitor Roque. O atacante foi de encontro ao zagueiro Arboleda e se chocou contra a perna do adversário, caindo na área.

“Guarizo, checa para mim. Ele (Arboleda) perde a bola, o jogador (Vitor Roque) dá um tapa para correr, e ele põe a perna”, argumentou Flávio, árbitro em campo, no início do lance. “Ele (Arboleda) perde o timing da bola, faz o toque lateral. Coloca, sim, essa perna esquerda. Faz o calço com a perna esquerda, na perna esquerda do jogador adversário (Vitor Roque)”, explicou Guarizo durante a checagem.

“Esse é o momento do calço. Perna esquerda com a perna esquerda também. Esse é o contato. Pênalti tá confirmado”, completou o árbitro de vídeo. Flávio Rodrigues de Souza não foi chamado à cabine do VAR para conferir a decisão. Raphael Veiga cobrou e fez 1 a 0 para o Palmeiras. O banco de reservas do São Paulo protestou bastante contra o pênalti e o atacante Luciano desabafou na saída do gramado. “Estão tentando eliminar o São Paulo”, disse ele.

O árbitro Flávio Rodrigues de Souza marcou a penalidade e o VAR não foi chamado para conferir a decisão. “Se não tiver contato, tira o pênalti”, chegou a afirmar o árbitro, que estava longe da jogada no momento do lance.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Últimas Notícias

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Pedestre é socorrido em estado gravíssimo após ser atropelado na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira

Polícia

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Vítima usava documento falso em nome de um idoso brasileiro