O técnico italiano Carlo Ancelotti anunciou hoje sua primeira lista de convocados para a Seleção Brasileira, marcando o início de um novo ciclo para a Canarinho. Cercada de expectativas, tanto para os torcedores quanto para a imprensa, a convocação trouxe a confirmação de nomes que farão, em uma primeira leitura, parte da base da equipe, além de surpresas, como Hugo Souza (Corinthians), Estevão (Palmeiras) e Casemiro (Manchester United).
O pontapé inicial na “Era Ancelotti” à frente da Seleção foi acompanhada por mais de 200 jornalistas de, ao menos, oito diferentes países. A cerimônia de apresentação e coletiva foi realizada em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
“É uma honra e um grande orgulho comandar a Seleção, que é a maior do mundo. Tenho pela frente um grande trabalho e estou animado para que o Brasil volte a ser campeão. Vamos juntos! Fui recebido com muito carinho e estou muito contente. É uma grande responsabilidade, e agradeço à CBF por me trazer aqui. O desafio é imenso. Sempre tive uma conexão especial com este país e vou tentar realizar um trabalho de nível máximo”, afirmou Ancelotti em sua primeira fala.
Convocação
A primeira convocação de Ancelotti é um indicativo de suas intenções e da direção que ele pretende dar à Seleção. A principal expectativa era sobre a convocação de Neymar, que retornou aos gramados pelo Santos na última rodada da Copa do Brasil, após período em tratamento médico. Neste caso, a expectativa não se cumpriu e Ancelotti optou por deixar o maior artilheiro da história da Seleção de fora de sua primeira lista.
“Falei com ele nesta manhã para justificar a não convocação e conto com ele no futuro”, disse Ancelotti, sobre Neymar.
Além disso, outros nomes certos estão na lista, como Vinícius Júnior (Real Madrid), Bruno Guimarães (Newcastle), Marquinhos (PSG) e Raphinha (Barcelona). A convocação teve surpresas, como os casos de Hugo Souza, Estêvão e o retorno de Casemiro.
Além disso, outro nome que retorna à Seleção é do volante campo-grandense Ederson, que defende a equipe italiana do Atalanta.
Confira a convocação
Goleiros
Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Hugo Souza (Corinthians)
Laterais/Zagueiros
Alex Sandro (Flamengo), Carlos Augusto (Inter de Milão), Wesley (Flamengo) e Vanderson (Monaco); Alexsandro (Lille), Beraldo (PSG), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG) e Danilo (Flamengo).
Meias
Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Éderson (Atalanta) e Gerson (Flamengo).
Atacantes
Antony (Real Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Manchester United), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vini Jr. (Real Madrid).
Eliminatórias
Os jogos para os quais Ancelotti fez sua primeira convocação são válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O primeiro está marcado para o dia 5 de junho. Fora de casa, o Brasil enfrenta o Equador, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil.
A estreia do italiano em terras brasileiras acontece logo depois, no dia 10 de junho de 2025, contra o Paraguai, em jogo programado para a Neo Química Arena, em São Paulo.
Atualmente, o Brasil ocupa a quarta colocação na tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2026, somando 21 pontos após 14 jogos. Embora a zona de classificação direta contemple os seis primeiros colocados, e o sétimo dispute a repescagem, o desempenho recente da equipe não gera confiança para imprensa e torcedores.
O caminho até o Mundial, que será sediado nos Estados Unidos, Canadá e México, ainda conta com quatro rodadas. A distância para as equipes que estão no topo da tabela, como a já classificada Argentina e o Equador, exige que o Brasil recupere a consistência e o bom futebol.
Novo presidente da CBF
Após eleição, a CBF está com um novo presidente. Samir Chaud, ex-presidente da Federação Roraimense de Futebol, foi o primeiro a falar e destacou que a instituição faz ‘história’ ao contratar um dos maiores técnicos do mundo.
“Um cara experiente, que ama o futebol brasileiro e tem experiência com jogadores brasileiros. Acreditamos muito em sua comissão técnica, a CBF vai dar autonomia de trabalho, e o que queremos é colocar a Seleção onde merece”, disse Samir.
Na cerimônia, o treinador pentacampeão Luiz Felipe Scolari entregou um agasalho da Seleção para Ancelotti. “Seja a pessoa que você sempre foi, e você conseguirá no Brasil o que sempre conquistou na sua vida. Tudo de bom e o melhor para o nosso Brasil”, disse Felipão a Ancelotti.
***
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!